Sabe qual é a atividade principal das crianças? Brincar!

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

“Desaprender 8 horas por dia ensina os princípios.
Desinventar objetos. O pente, por exemplo.
Dar ao pente funções de não pentear. Até que
ele fique à disposição de ser uma begônia. Ou uma gravanha.
Usar algumas palavras que ainda não tenham idioma”,

Manoel de Barros

 

Com o ensino remoto, em razão da pandemia, surgiu uma nova demanda para todos: crianças e profissionais da educação convivem à distância e a casa de cada um é uma extensão do CMEI. Com alegria nos encontramos quinzenalmente para a entrega de atividades para todas as nossas crianças: bem pequenas e pequenas. As atividades elaboradas pelos profissionais da unidade reconhecem a importância do brincar.  Nos repertórios das brincadeiras, o faz de conta promove o desenvolvimento global da criança e a interação com as pessoas da sua convivência. 

O Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba ensina que: “Bebês e crianças apresentam uma maneira peculiar de agir e pensar, envolvendo curiosidade, criação, brincadeira, imaginação e sensibilidade na relação com os outros, os objetos e as situações. Embora com pouca idade, já acumulam saberes e experiências, sendo capazes de produzir e reproduzir cultura, desenvolvendo, a partir das interações com outros bebês e crianças, os adultos e os diferentes espaços sociais, o seu modo próprio de ser e estar no mundo” (página 14).

As imagens e vídeos das famílias realizando as propostas mostram crianças e adultos entregues de corpo e alma para a brincadeira. Confira alguns desses momentos:

Autor: Cristiane Fonseca | Fonte: Krasinski, CMEI
00293300.jpg
Os irmãos Giorgio e Giulio brincando
1/8