Sábado de Integração com as famílias - Cmei Hugo Peretti

    Publicado por:  Cristiani Kufky Klais

No dia 24/04 a equipe da unidade reuniu-se com a famílias no sábado letivo com a temática “A importância do brincar na Educação Infantil”.

Cada equipe de professores e a equipe de permanência teve sua reunião via Google Meet de forma escalonada:

- Berçários I e II (A e B);

- Maternal I e II (A, B e C);

- Maternal II (A, B e C);

-  Pré I (A, B e C);

- Pré II (A, B e C).

As propostas foram organizadas por meio de vídeo, contação de história, brincadeiras e dinâmicas, respeitando a faixa etária das crianças e envolvendo as famílias.

Alguns pontos foram destaque na reunião do PRÉ:

- Que a realização das atividades propostas é fundamental para o desenvolvimento da criança e manutenção do vínculo com a aprendizagem;

- Horário de estudo adequado;

- Escolha de espaço para realização das atividades propostas;

- Dedicar um pouco para realização das atividades, com o apoio das famílias;

- Permitir que as crianças realizem suas produções levantando hipóteses com erros e acertos, pois toda construção é válida e faz parte do processo de aprendizagem.

 

A importância do brincar na Educação Infantil deu ênfase a utilização e exploração de diferentes materiais (esponja, giz, pregadores, slime, massinha, sucata, caixas de papelão, elementos da natureza, entre outros) e o resgate de brincadeiras antigas. Todos esses recursos e brincadeiras são maravilhosos para expandir o imaginário da criança.

Os professores destacaram que com a pandemia, a família é fundamental na continuidade do processo de aprendizagem.  A escola e os professores preparam e organizam as atividades propostas, mas é a família que vai tornar este momento significativo.

Segundo o diretor Abílio Batista Salvodi e a pedagoga Regiane Aparecida Maciel do Santos: “Esses momentos de integração com as famílias sempre são muito importantes, pois além de demonstrar a importância dessa comunicação, mostra que a educação e o ensino não se restringem apenas ao ambiente educativo. Assim, promover um tempo de aprendizado com qualidade, que envolvam brincadeiras e acolhimento, necessitam de nossa orientação e apoio nessa constante parceria. Portanto, nossa gratidão imensa a todas as famílias pela atenção e acompanhamento contínuo às crianças durante o ensino remoto”.

As reuniões ficaram marcadas pela alegria, entusiasmo, saudades e emoção, das crianças para com seus professores.

 

Autor: Cristiani Kufky Klais | Fonte: NRE CIC
00293150.jpg
Berçários I e II
1/5