Roda de Leitura

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

As rodas de leitura tem se estruturado com uma roupagem educativa e chega as escolas estimulando o hábito de ler por prazer. A atividade considerada por um bom tempo como uma prática para intelectuais vem auxiliar  no processo ensino aprendizagem.

“As rodas de leitura tornam possível às pessoas que não gostam de ler, um envolvimento prazeroso com um texto literário facilitando assim o pensamento crítico e a reflexão sobre os eventos que leem nos textos. As conversas acontecem nas rodas de forma colaborativa e possibilitam reformular e adicionar significados  à compreensão dos leitores. Cada um interfere na obra de acordo com sua visão de mundo e conhecimentos.”

A agente de leitura Rosangela, (que atua na Casa Augusto Stresser), veio até a nossa escola e de forma lúdica e didática realizou rodas de leitura com diversas turmas. Ela enfatizou a importância do ritmo e entonação no ato de ler  e utilizou instrumentos de sucata para fazer marcação na leitura, as crianças adoraram! A leitura musicalizada fez com que os alunos do 3º ano B que participam do Coral Canta Teixerinha, fizessem questão de cantar afinadíssimos as canções de seu repertório!

Ler com compreensão e criticidade é um dos objetivos que a escola vem galgando, atividades como esta só vêm enriquecer o processo de aprendizagem das crianças. Que nossos “teixeirinhas” leiam muito e que este encontro com mundo literário faça todo sentido em suas vidas.

http://rodadeleitura.drang.com.br/

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00079280.jpg
nb jh
1/4