Roda de leitura: 1ª OTP de 2016 - Escola Municipal CEI David Carneiro

    Publicado por:  Eliane Carolina Dias Sobrinho Gonçalves

Incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais aos alunos é uma maneira de garantir o sucesso na aprendizagem, assim como ampliar os conhecimentos e a compreensão do mundo em que os rodeiam. No entanto, faz-se necessário que o professor, enquanto mediador de atividades que visam a leitura tenha uma visão de que momentos como esses podem ser comtemplados em todas as áreas do conhecimento, não apenas em Língua Portuguesa.

Partindo desse pressuposto, a 1ª OTP - Organização dos Trabalhos Pedagógicos - do ano (31/03), na Escola Municipal CEI David Carneiro, contou com uma roda de leitura com Samuel, da Casa de leitura do Portal do Boqueirão e com a Suelen da Casa de leitura Wilson Martins. Ambos envolveram os professores com contos populares do livro “Volta ao mundo em 52 histórias”.

Entre contação de história e leituras, houve momentos de discussão, o qual foi abordado o quanto é importante encantar os ouvintes durante a contação ou leitura de histórias. Para isso é necessário o mediador ler com antecedência, entender o enredo e o que o autor gostaria de transmitir com aquela história. Buscando, desta forma, trazer a leitura para mais perto do cotidiano dos ouvintes, pois não existem histórias velhas ou antigas, tudo pode ser adaptado de acordo com a realidade e com o contexto.

Autor: CEI David Carneiro, EM | Fonte: Eliane Carolina Gonçalves
00104396.jpg
Roda de leitura
1/9