Revitalizando os espaços...Plantio das árvores

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

As preferências das crianças são tratadas com força de lei.

O que elas preferem?

 

Quanta coisa...

As crianças ao serem consultadas sobre os espaços preferidos em brincar, por unanimidade, a primeira resposta foi... ao ar livre.

O CMEI Dr. Eraldo Kuster é privilegiado pela extensão dos espaços externos. No entanto faltam sombras.

Mediante as solicitações das crianças em permanecer mais tempos nos espaços externos; o Conselho e a equipe do CMEI, entre outras propostas, colocou em seu Plano de Ação, estratégias para criar mais sombras, plantando árvores de grande porte.

Seguindo em direção a meta, após o ofício e liberação das mudas de árvores no Horto Barreirinha veio o grande desafio: Como buscar as mudas?

Lá fomos nós, a gestora e as professoras Caroline e Viviane, por conta e risco pegar Rodovia para buscar as mudas. As vezes fazemos coisas que até Deus duvida, parecia impossível colocar todas aquelas mudas de árvores, tão grandes, em cima da carroceria. Com a boa vontade dos profissionais do Horto foi improvisado com uma fita, a amarração das árvores.

No caminho, ora as árvores pediam para um lado, ora para outro, mas como a causa era nobre, acho que o Altíssimo deu uma ajudinha. Ao chegar ao CMEI, novos desafios, descarregar aquelas árvores enormes em um ambiente que só tem mulheres; conforme o tamanho das árvores, carregamos em duas, em três pessoas; foi uma luta, mas demos conta.

Os familiares, que como nós entendem que as solicitações das crianças têm “Força de Lei” foram envolvidas no plantio das árvores. E também famílias das professoras. Aqui vai a nossa gratidão ao irmão da professora Caroline, que também é professor e como um bom professor, é multifuncional, sabendo fazer de tudo um pouco. 

Assim, em um belo sábado de sol, que seria dia de dormir até mais tarde, ir ao supermercado, organizar a casa, jogar futebol, passear no shopping ou no parque, algumas professoras, numa atividade extracurricular, juntamente com pai, mãe, vó, vô, tio, tia, irmão, transformaram os espaços onde a criança fica no cotidiano. Quanto as crianças, elas participaram juntamente com suas famílias. Além do plantio, os brinquedos ganharam consertos e um novo colorido, tornando o ambiente muito mais atraente. A família e a equipe do CMEI promoveram a transformação dos espaços, demonstrando que quando trabalhamos juntos temos mais força.

Os espaços externos ganharam novas árvores para produzir mais sombras e as propostas de brinquedos e brincadeiras ganharam um novo colorido, desafios e muita alegria.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
00169066.jpg
árvores no parque
1/66