A revitalização do refeitório do CMEI Tânia Brandt, realizado pelas professoras Aline Santana e Fernanda Duarte é uma iniciativa promissora que promove a autonomia e o desenvolvimento das crianças de Berçário II, Maternal I e Maternal II, além de atender a necessidades específicas, como a introdução alimentar de uma criança com seletividade alimentar. A criação de um canto de leitura acolhedor oferece um espaço de exploração e tranquilidade, contribuindo para a redução da ociosidade após as refeições.
A proposta do cardápio linear com imagens das refeições na altura das crianças é uma excelente ferramenta visual. Além de aproximá-las do processo de alimentação e ajudá-las a identificar os alimentos, o cardápio também apoia o desenvolvimento de uma relação positiva com a comida. Para as crianças, a visualização diária dos alimentos pode facilitar a aceitação gradual de novas opções, incentivando-a a explorar e ampliar seu repertório alimentar de forma leve e envolvente.
A experiência de servir-se sozinha vem contribuindo para a noção de quantidade e autorregulação, reduzindo o desperdício e promovendo a responsabilidade. O envolvimento das crianças na separação de resíduos para a composteira é outro ponto positivo, pois instiga a consciência ambiental desde cedo, tornando o refeitório um espaço multifuncional e educativo.
Autor:
Aline Santana
|
Fonte:
CMEI TÂNIA BRANDT