Revitalização do Farol do Saber Aparecido Quináglia

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

O Farol do Saber Aparecido Quináglia é um dos pontos de referência mais importantes do Jardim Pinheiros, em Santa Felicidade. Não há quem more ou passe pela região que não observe a estrutura que abriga no mesmo espaço biblioteca pública, sala para inclusão digital e espaço de convivência social. Frequentado por crianças, jovens e adultos, o Farol passou por uma ampla revitalização. A entrega da obra foi na manhã desta segunda-feira (18/04) com a participação da comunidade.

A pintora e cancioneira Corina Ferraz, de 67 anos, prestigiou o novo espaço. Corina passa ao menos três tardes por semana no Farol do Saber, aproveitando o acervo de livros e se comunicando com galerias de arte, museus e merchands que comercializam suas obras. “A reforma evidenciou as inúmeras qualidades deste espaço que oferece um trio de benefícios: a literatura de qualidade, informática com acesso ao mundo e convivência social. A equipe de agentes de leitura é fantástica e não há vez que venha aqui que não encontre ou faça amigos”, disse.

Essa foi a primeira reforma da unidade, construída em 1997, e cuja estrutura metálica apresentava uma série de problemas. O investimento de R$ 114.175,33 foi aplicado na troca do piso, dos vidros, da porta, na instalação de ar condicionado, no revestimento em chapa metálica na escada e no piso externo da torre, que voltará a ser liberada para visitação. Houve ainda reforma no banheiro com substituição de acessórios, pintura interna e externa e outros reparos.

O Farol do Saber Aparecido Quináglia é o 11º revitalizado na gestão do prefeito Gustavo Fruet que, desde 2013, investiu aproximadamente um milhão na recuperação dos espaços. A maioria nunca havia passado por reforma desde a inauguração. As reformas começaram pelos Faróis do Saber que funcionam em praças da cidade. A partir de agora, um novo lote de faróis, dessa vez construídos em terrenos anexos às escolas municipais, passarão por reformas. São oito unidades para as quais serão destinados aproximadamente R$ 900 mil.

"Fizemos um amplo investimento para recuperar as estruturas dos Faróis do Saber e de bibliotecas da rede que funcionam como espaços disseminadores de cultura e convivência nos bairros, pois estamos certos de que não há outra forma de formar cidadãos conscientes e participativos a não ser pela via da educação. Investindo na revitalização e manutenção destes espaços damos oportunidade para as pessoas terem acesso ao conhecimento”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Os Faróis do Saber são unidades integrantes da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, composta por 194 unidades que, juntas, reúnem acervo superior a um milhão de livros. São também importantes pontos turísticos da cidade e espaços onde são realizadas atividades voltadas às práticas de leitura, projetos culturais e recreativos.

O Farol Aparecido Quináglia está localizado entre o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lygia Carneiro e o Portal do Futuro de Santa Felicidade, que está em construção e faz parte de um complexo de serviços de educação, cultura e lazer, com atendimentos direcionados a diferentes idades. Entre as características do farol está a realização e projetos voltados às crianças do CMEI, com a contação semanal de histórias feita pela bruxa Morgana, da Casa Encantado do Bosque Alemão, e trabalhos voltados aos grupos da terceira idade da igreja São Pedro, da Unidade de Saúde Jardim Pinheiros.

Temáticas ambientais

O Farol mantém parceria com o Museu de História Natural do Capão da Imbuia e desenvolve constantes os projetos a partir de temáticas ambientais. “Com a reforma, ganhamos um espaço externo onde desenvolveremos uma área verde para tornar o espaço ainda mais atrativo aos leitores”, disse a agente de leitura Eliziany Cristina Chaves. Ao lado de outras três agentes de leitura, dedica-se à organização do acervo, ao atendimento dos frequentadores e a realização dos projetos no farol. “Este espaço ficou ainda mais atrativo e temos mais conforto para nossas ações e para o atendimento ao público”, disse. 

Autor: Cláudia Muniz e GBFS | Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
00105541.jpg
Farol do Saber Aparecido Quináglia
1/7