No dia 06 de maio de 2017, o CMEI Porto Belo realizou a primeira reunião pedagógica prevista em calendário, que teve como objetivos compartilhar o projeto de formação da unidade e definir os pressupostos de trabalho com leitura e escrita na Educação Infantil. Retomando o diagnóstico realizado nos momentos de permanência, as profissionais assumiram o compromisso de discutir, ao longo do ano, aspectos referentes a Leitura e Escrita, para qualificar os encaminhamentos realizadas com as crianças. A partir do texto "A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância", de Mônica Correia Baptista, as profissionais levantaram os pressupostos para o trabalho com a linguagem escrita. Para a professora Larissa Maisa Marfil Aguiar, a reunião “foi importante para que lançássemos um novo olhar para os encaminhamentos que desenvolvemos com as crianças”. A professora Mayara Favretto Mariano da Silva apontou que a leitura do texto “permitiu que identificássemos as práticas já realizadas, bem como refletíssemos para que tenhamos um novo olhar na qualificação do nosso trabalho. Novas ideias e novos pensamentos surgiram para o trabalho com leitura e escrita na educação infantil”. A professora Soliane Souza levantou a importância desse trabalho, “por se tratar de um elemento cultural que deve estar ao alcance da criança. Além disso, refletimos sobre a bagagem cultural de cada um e como isso deve ser valorizado no interior da unidade”. A reunião foi recheada de boas reflexões sobre a criança e sua relação com a leitura e escrita.
Autor:
Porto Belo, CMEI
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Fonte:
Consulta pública MEC