Reunião pedagógica no CMEI Atuba aborda as brincadeiras e os jogos tradicionais

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

A reunião pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Atuba, ocorrida no último sábado (20/09), tratou  de assuntos importantes do Plano de Formação Brincar 2014 da unidade,  e teve o objetivo de aprimorar os encaminhamentos com as brincadeiras e jogos tradicionais.

Desta forma, a equipe, conduzida pelas pedagogas Ikarla e Michele, pode refletir um pouco sobre culturas infantis e conhecer a origem dos jogos e brincadeiras tradicionais. Também foi feita a leitura e o estudo em grupos dos textos: "As brincadeiras cantadas: educação e ludicidade na cultura do corpo", de Larissa M. Lara, e "Os brinquedos cantados e a aprendizagem musical", de Nélio Spréa.

Os participantes puderam refletir sobre as aprendizagens envolvidas nas brincadeiras e jogos tradicionais a partir da vivência da brincadeira Escravos de Jó,  que  trouxe grande descontração e diversão ao momento! Houve ainda, um momento para análise e construção de sequências didáticas envolvendo brincadeiras.

Toda a equipe do CMEI participou ativamente da reunião fazendo excelentes considerações. Com o incentivo dado nesta reunião, as profissionais terão condições de eniriquecer ainda mais os seus planejamentos e ampliar o repertório de brincadeiras e jogos tradicionais das crianças no dia a dia, sabendo de sua grande importância na transmissão cultural e na aprendizagem.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Leda Maria dos Santos Samila
00046296.jpg
Reunião pedagógica no CMEI Atuba aborda as brincadeiras e os jogos tradicionais
1/6