Reunião pedagógica interna do dia 06/08/2018

    Publicado por:  Andrieli Amaral Vieira

Nesta segunda-feira, dia 06/08/18, a equipe pedagógica do Núcleo Regional do Tatuquara teve sua reunião interna mensal, de caráter formativo, que além de possibilitar a discussão e alinhamento do trabalho do grupo, contou com a orientação de uma convidada especial, a referência da Educação em Direitos Humanos para o Tatuquara, Luizene Coimbra C. Wiezenberg. Este momento foi por ela considerado inédito na prática formativa dos NREs, possibilitando uma orientação específica sobre as temáticas da Educação em Direitos Humanos.   

Luizene pontuou a iniciativa do Núcleo como pioneira, sendo o Tatuquara a primeira Regional da Educação a convidá-la para este momento formativo com a equipe interna. Ressalta que as temáticas da Educação em Direitos Humanos não devem ser compreendidas como uma tarefa “a mais” a ser realizada pelos professores e sim, como necessárias e já pertencentes ao Plano Curricular do Município de Curitiba, permeando os componentes curriculares e de essencial importância para a formação cidadã de crianças e docentes. Destaca ainda que é necessário ampliar a concepção e o entendimento sobre a profundidade das temáticas, a identidade das comunidades e o pertencimento das pessoas a estas temáticas e aos Projetos e Programas da SME, como o Transformando Realidades: Equidade na Educação, por exemplo, ao comentar “Falar de Educação em Direitos Humanos é falar sobre todos nós e não sobre terceiros”.

O caráter formativo desta reunião mensal auxilia pedagogas de referência, representantes do DIAEE e da Rede de proteção, bem como as pedagogas alfabetizadoras a conduzirem um trabalho coerente, seguindo as orientações da SME, que possibilitam um acompanhamento efetivo das unidades da Regional.

A pauta formativa permite que os integrantes do NRE compartilhem pontos de extrema importância com os demais colegas, referentes aos segmentos dos quais participam, tais como: orientações sobre a Rede de Proteção, procedimentos e práticas adotadas nas formações do curso Integrando Saberes, questões relativas ao Ensino Fundamental, à Educação Infantil, à EJA e à Inclusão.

Momentos como estes estão previstos com a regularidade mensal e acontecem no Núcleo Regional do Tatuquara, sob a orientação da articuladora pedagógica desde fevereiro de 2017.

Autor: NRE Tatuquara | Fonte: NRE Tatuquara
00182499.jpg
Reunião interna 06/08/2018
1/3