Reunião de Organização da Documentação Pedagógica

    Publicado por:  Miriam dos Santos de Lima

No dia 06/04/2018 aconteceu nossa primeira reunião de organização da documentação pedagógica, a pedagoga começou com uma breve recapitulação dos estudos que ocorreram na SEP, para dar o embasamento teórico necessário que dê suporte para que as professoras realizem com qualidade essa organização documental, e passou a palavra:

  • Berçário 2: Apresentou como foi registrado o primeiro mês da turminha e encantou as professoras, pedagoga e diretora com o desenvolvimento dos bebês diante todas as propostas pedagógicas, por meio do relato e de fotos;
  • Maternal 1: Nasce uma nova personagem neste dia, a Tina para auxiliar no trabalho com as crianças, ela e sua equipe apresentam um cartaz com fotos e um relato dos acontecimentos, que ficou exposto na porta da turma para informar a comunidade escolar sobre o trabalho desenvolvido, destaque para uma boa escrita;
  • Maternal 2: Por meio de fotos tiradas pelas crianças, exatamente pelo olhar delas, as professoras da turma levantaram várias reflexões sobre o olhar da criança em relação ao adulto e aos lugares, reavaliado assim atitudes, propostas e os espaços, uma apresentação que fez a todas pensar;
  • PRÉ 1: Traz o desafio de o que registrar? Para essa questão apresentaram a seguinte solução: perguntar as crianças. Semanalmente uma das rodas de conversa é dedicada a fazer o registro do trabalho sobre o que foi mais interessante para as crianças e as professoras vão registrando no caderno para posteriormente analisar e refletir sobre, e a partir desta reflexão dar continuidade ao planejamento do trabalho;
  • PRÉ Único: Com brilho no olhar e orgulho as professoras apresentaram sua produção coletiva, um caderno onde havia fotos e as falas das crianças, em balões (como em gibis), apresentavam o trabalho desenvolvido, bem elaborado visualmente havia prazer em visitar;
  • PRÉ 2: As professoras apresentaram um caderno de registro escrito e com fotos, enaltecendo o olhar e a escuta sensível às crianças, garantindo a elas o direito de direcionar o planejamento do trabalho, seguir por caminhos que os pequenos desejam, ampliando assim o processo de aprendizagem, garantindo a participação efetiva das crianças, as maiores interessadas.

Foi um momento muito rico em aprendizagem para todas a participantes, as professoras estão em uma boa caminhada em relação a produção da documentação pedagógica, cada turma apresentou uma forma de registrar, porém todas com olhar sensível para as crianças.

A equipe pedagógica administrativa está muito contente com os resultados dos primeiros estudos e trabalhos apresentados sobre a produção e organização da documentação pedagógica, nosso objetivo é dar suporte teórico para que as professoras tenham condições de produzir documentações pedagógicas ricas, de qualidade, que demonstrem o percurso do trabalho e as aprendizagens oriundas do mesmo.

Autor: Doutor Arnaldo Carnasciali, CMEI | Fonte: Professoras e EPA
00168653.jpg
Começa com um pequeno embasamento teórico.
1/16