Reunião de Integração Anos Finais do CAIC Bairro Novo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Dia 02 de abril, aconteceu a primeira reunião de integração de 2015 para os  Anos Finais do CAIC Bairro Novo.  A integração (reunião de organização do trabalho pedagógico) é um momento fundamental para discutir democraticamente questões relevantes ao processo educativo. A reunião contou com a presença do corpo docente do 6º ao 9ºano, direção, pedagogos, professora educomunicadora e mediadoras escolares. O trabalho teve início com alguns repasses  importantes realizados sobre alguns projetos que estão em andamento na escola e outras iniciativas pedagógicas  que começarão a tomar corpo.

A professora Adriana Martins de Língua Portuguesa fez o repasse referente ao projeto Ler e Pensar, encaminhamentos, uso coletivo dos exemplares do jornal, cursos á distância e incentivo para que os profissionais envolvidos no projeto possam enviar os trabalhos produzidos com suas turmas na coluna Ler e Pensar no jornal Gazeta do Povo

Os Direitos Humanos entrarão na pauta do trabalho pedagógico 2015 do CAIC BN. A professora de História Tatiana Cabreira Conci, que faz parte da comissão da SME que está discutindo o tema, apresentou para o grupo como deverá acontecer o encaminhamento que necessariamente deverá envolver todas as áreas do conhecimento. Na reunião de integração foram indicados os professores responsáveis de cada área.

Também tivemos o repasse da coordenadora do Grêmio Estudantil, professora Doralice Caldas. Na semana de 13 de abril, as chapas que estão concorrendo a gestão 2015 do grêmio estarão passando nas salas de aula para divulgação de suas propostas.

Na sequência a vice-diretora Eliane Benini  apresentou o livro que serviu de base para os estudos que foram realizados pelos professores das áreas do conhecimento  na permanência: “Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas” de Iara Conceição Bitencourt Neves. Os professores realizaram apresentações mostrando como o ler e o escrever estão presentes em todas as áreas do conhecimento, mas cada uma com suas especificidades.

As professoras Paula Witoslawski, Fernanda Maciel e Deborah apresentaram as reflexões da área de Arte. Em uma sociedade fortemente impactada pelo visual, é de fundamental importância ensinar os estudantes a lerem as imagens, pois a forma como são veiculadas dizem muito sobre a sociedade que as produz e suas  intenções. A área de Ciências foi representada pela professora Doralice Caldas, Educação Física pelos professores Diego Rocha e Pedro Alcântara. Nesta apresentação aconteceu uma dinâmica muito bacana, onde se levantaram para se movimentar. Finalizado o tempo,as demais áreas do conhecimento farão suas apresentações na próxima reunião de integração. A direção da escola aproveitou a ocasião para entregar mimos de Páscoa para os professores. Confira nas fotos.

Os 6ºs anos da tarde iniciaram a reunião de integração com uma dinâmica diferenciada planejada pela pedagoga Nefertite Amorim sobre os transtorno de personalidade. Cada professor tinha a descrição de um transtorno fixado nas costas. Os colegas deveriam se movimentar, se relacionar, poderiam ler qual era o transtorno de outro, mas não sabiam qual era o seu. Através da forma como eram tratados pelos colegas, que sabiam qual era o transtorno representado, deveriam tentar adivinhar qual era o transtorno que estavam representando. Os transtornos de personalidade representados foram: transtorno paranóide, esquizóide, anti-social, emocionalmente estável, histriônico, obsessivo ou anancástico, ansioso ou esquivo e dependente. A dinâmica buscava refletir sobre 4 questões importantes: como você me vê, como eu sou, como você me trata e como me sinto. De acordo a pedagoga Nefertite, "a dinâmica tinha como o objetivo refletir sobre como a escola trata o diferente,visto que nos 6ºs anos da tarde, temos estudantes com os mais variados laudos.

Na sequência houve as apresentações das áreas do conhecimento que foram planejadas pelos professores em conjunto com a pedagoga Nefertite sobre a obra “Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas” . Nesta reunião os professores de História, Geografia, Ciências, Matemática e Língua Estrangeira. Aguardem matéria sobre o trabalho de História da professora Kátia.

Para o diretor Pedro Rodrigo de Andrade, " a reunião de integração foi muito bem organizada pela vice-diretora Eliane Benini Adamm, pois constitui o pontapé inicial para o projeto de leitura da escola com vistas à formação do estudante leitor." O diretor destacou ainda participação dos professores do 6º ao 9º ano, parabéns professores do CAIC BN!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Eliane Benine/ Nefertite Amorim
00061733.jpg
integração
1/16