REUNIÃO DE FORMAÇÃO ONLINE

    Publicado por:  Heloise Helena Lemes

Demos início ao ano letivo de 2021 com a SEP tendo como temática: “O acolhimento enquanto princípio e fundamento das relações na Educação Infantil”e Ofício 03/2018, partindo da necessidade de repensar a prática docente, com ações que atendam as demandas do momento histórico que estamos vivendo. Visto a fragilidade das famílias, crianças e toda comunidade escolar, os estudos tiveram como objetivo identificar ações que possam dar apoio na prática, considerando o acolhimento, o cotidiano, a escuta, a alteridade, a empatia e o cuidado, respeitando os protocolos de segurança e considerando o bem-estar de todos.Pensar nos espaços, tempos, materiais e mediações se tornaram ainda mais importantes agora, visto que as crianças aprendem através das relações, estas que foram impedidas de acontecer por um longo período.

Tivemos um momento cultural onde foi apresentado um vídeocomercial do banco Bradesco, que relata a resiliência em tempos de pandemia. Após foi realizado a leitura dos protocolos de retorno com discussões sanando as dúvidas que foram surgindo. Durante os estudos houve uma dinâmica onde cada turma pode representar com palavras, frases e desenhos suas perspectivas para o ano que se inicia. Esses registros posteriormente foram expostos no hall de entrada do CMEI para que as famílias pudessem observar e sentir-se acolhidas. Após as reflexões as equipes organizaram os espaços e realizaram o planejamento para o acolhimento das crianças.

Voltando para o trabalho remoto demos continuidade aos estudos sobre o Acolhimento através dos seguintes materiais: Ofício 02/2021 – Orientações para pensar os tempos de Educar e Cuidar com base no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais para o retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba em decorrência da situação de emergência em saúde pública causada pela pandemia decorrente do vírus COVID-19 e o vídeo “Diálogos com as famílias na Pandemia” da revista Nova Escola. Realizamos duas reuniõesnos dias 18 e 25 de março para estudos e reflexões sobre essa temática. Nessas reuniões as professoras puderam, uma a uma, expor suas angústias, expectativas e experiências. As com maior tempo de rede puderam contribuir muito para nossa formação, relatando sua trajetória, erros, acertos e toda transformação vivida que possibilitou a construção da educação infantil que vivenciamos e estudamos hoje.

Com estes estudos conseguimos compreender a diferença entre adaptação e acolhimento, que eles têm um grande impacto na vida das crianças, devemos considerar a adaptação sobre o aspecto de acolher, aconchegar, procurar oferecer bem-estar e conforto físico e emocional, o acolhimento deve acontecer todo dia na entrada; após uma temporada sem vir ao CMEI, quando a criança sai mais tarde; depois que as outras já saíram; após um período de doença, precisa ser um acolhimento de qualidade, também acolher a família e suas ansiedades, criar estratégias para acolher as famílias e as crianças nesse momento de ensino híbrido e remoto. Esses estudos foram esclarecedores e nos fizeram pensar sobre o acolhimento em tempos de pandemia, assegurando o objetivo de desenvolvimento sustentável nº 4 Educação de Qualidade.Acolher uma criança é, também, acolher o mundo interno da criança, as suas expectativas, os seus planos, as suas hipóteses e as suas ilusões. Significa não deixar passar, como se fosse tempo inútil, o tempo que a criança dedica as atividades simbólicas e lúdicas, ou o tempo empregado para tecer as relações “escondidas” com outras crianças. (STACCIOLI, 2013, P. 28).

Autor: Alyne Souza Costa e Heloise Helena Lemes | Fonte: CMEI ARNALDO AGENOR BERTONE
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reunião de formação
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