RETORNO ESCOLAR

Publicado por:  Dirce da Silva Correia Parise

No retorno do recesso escolar de julho, no próximo dia 19, os famíliares das crianças  poderão optar pelos formatos de ensino híbrido (presencial + videoaulas da TV Escola Curitiba) ou remoto (videoaulas + kits pedagógicos).

Assim como foi feito em fevereiro, o formulário ficará disponível na página da Secretaria Municipal da Educação. O preenchimento pode ser feito de 19 a 23 de julho e o retorno híbrido em todas as unidades inicia em 2 de agosto.

Na sequência, a partir do dia 2 de agosto, todos que optarem pelo formato híbrido poderão retornar para a sala de aula.

Protocolo próprio

O Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais traz todos os cuidados necessários nas unidades da rede municipal de ensino.

A unidade tem um comitê local para organizar e monitorar a nova rotina, de acordo com as orientações do protocolo.

O protocolo prevê uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool gel, tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura, entre outros.

A ocupação máxima será de 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho da escola. Para garantir os limites dentro das salas de aula, os estudantes serão divididos em grupos.

Os equipamentos de proteção individual e produtos de limpeza – como tapetes sanitizantes, totens de álcool gel, face shields, máscaras, álcool gel 70% - já foram adquiridos pela Secretaria da Educação e distribuídos às unidades.

Veja os principais cuidados:

- Uso obrigatório de máscara para profissionais e estudantes

- Totens e frascos de álcool gel disponíveis

- Horários de entrada, saída, refeições e intervalos escalonados para evitar aglomerações

- Interdição de bebedouros coletivos

- Distanciamento social de 1,5 metro