Retorno das crianças ao ensino híbrido

    Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

Desde o mês de fevereiro do ano de 2021, onde ocorreu a última tentativa de retorno das aulas presenciais, a equipe do CMEI SYLVIA ORTHOF, aguardava ansiosa pelo dia que novamente pudéssemos nos reencontrar e trazer vida, risos, alegrias, interações e brincadeiras ao nosso dia-a-dia de unidade educacional. Para as crianças e famílias, as professoras planejaram e organizaram contextos e espaços que garantissem os direitos das crianças de participar, explorar, brincar, expressar, conhecer-se e conviver.

Garantiu-se ainda o olhar atento e a escuta sensível diante das necessidades e particularidades do grupo e de cada criança, o que nos auxiliou enquanto equipe, na reflexão de como construímos nossas ações e de como essas por sua vez têm sido pautadas nos princípios das interações, relações, diálogo e acolhimento.
A partir dos registros realizados através de fotografias, vídeos e relatos das professoras pudemos observar a sensibilidade, o cuidado e as práticas pedagógicas realizadas, que cada vez mais se qualificam.


Convidamos você a observar esses registros que envolveram momentos de experiências lúdicas e de interações e brincadeiras, que, segundo citação em nosso currículo diz que:
“Não é transferível, não pode simplesmente ser adquirida, fornecida através de modelos prévios. Tem que ser vivido, interpretadas, constituída (SIC), por cada criança e cada grupo de crianças em um contexto cultural dado por suas tradições e sistemas de significações que tem que ser interpretados, ressignificados, re-arranjados(SIC), recriados (SIC), incorporado pelas crianças que nesse contexto chegam. (Brasil, 2009)

Autor: Tamara J. P. Andrade | Fonte: Fernanda Frana
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