Retorno das aulas de campo e propostas lúdicas com o Programa Linhas do Conhecimento

    Publicado por:  Suelen Cristina Mira Rosa

Na semana de 08 a 12/11/2021, a Universidade Livro do Professor (ULP) foi palco para as aulas de campo e propostas lúdicas com o Programa Linhas do Conhecimento, que retornou com força total.

Foram atendidas mais de 400 estudantes e crianças dos CMEIs e Escolas Municipais de Curitiba, que puderam aproveitar as estações que foram montadas na área interna e externa da Universidade Livre do Professor e do Parque dos Tropeiros. As turmas participantes foram contempladas a partir da conclusão do concurso "Os sentidos da cidade na educação ambiental" ofertada pela equipe do Programa Linhas do Conhecimento.

A formação ofertou aos professores subsídios para ampliar seus planejamentos e conhecimento sobre a história do Parque dos Tropeiros, fauna e flora, cheiros das plantas, sons dos animais que habitam o parque.

As turmas dos CMEIs Ciro Frare e Jonalista Mussa José de Assis aproveitaram cada uma das estações que de forma lúdica e divertida revelaram histórias curiosas e interessantes sobre os tropeiros, araucárias e animais típicos da região.

A mãe da criança Pietro, do CMEI Ciro Frare, senhora Joyce mandou uma mensagem para a professora após a proposta lúdica relatando o que o filho contou: "Pietro voltou muito feliz, durante a viagem de volta para casa já veio contando: - Sabe mãe o parque dos tropeiros devia se chamar escola dos tropeiros, porque eu aprendi muitas coisas lá, eu passei por um portal da natureza, andei de mula, ouvi sons da natureza, eu vi a natureza em figuras, vi o Curitibinha, eu estudei sobre pinhões, vi araucárias mais conhecidas como pinheiros, agora eu sou um protetor da natureza", enquanto ele falava a mãe ficou emocionada pela experiêcia incrível que ele teve com as professoras e os amigos. "Obrigada por proporcionarem a ele está experiência, conhecimento e memória maravilhosa. Ah! e ainda quer que vá toda a nossa família conhecer o parque, para ele ensinar tudo ao irmão mais novo. Gratidão" completou a senhora Joyce, mãe do Pietro.

O Programa Linhas do Conhecimento transforma Curitiba em uma grande sala de aula.

Autor: NRE Bairro Novo | Fonte: NRE Bairro Novo
00321067.jpg
NRE Bairro Novo
1/19