Retomada das aulas de campo do Programa Linhas do Conhecimento
Esta semana foi especial para curitibinhas de muitas Escolas e CMEI´s, o Programa Linhas do Conhecimento retomou as aulas de campo.
Na regional do Boqueirão, na terça-feira, a Escola Municipal Rolândia levou os estudantes do 5° ano B para uma aula de campo no MAI – Museu de Arte Indígena. Neste espaço os estudantes puderam conhecer e observar de perto um pouco mais da história da arte e cultura indígenas, recuperando referências culturais de nossa identidade. A turma pode observar no acervo peças de cerâmica, cestarias, máscaras ritualísticas, objetos e adornos, com destaque para a arte plumária indígena e suas funções socioculturais.
Os estudantes do 5° ano A da E.M. Francisco Hubert viajaram no tempo através da aula de campo no Parque Histórico da Vilinha, localizado às margens do rio Atuba, o parque é o local onde se fixaram os primeiros colonizadores europeus em Curitiba. Além do contato com a natureza, as crianças e estudantes tiveram uma aula sobre a história da nossa cidade e seus primeiros colonizadores.
A manhã de quarta-feira amanheceu ensolarada, ideal para uma aula de campo no Jardim Botânico. Os estudantes do 4° ano A da Escola CEI Érico Veríssimo, puderam conferir de perto o cartão postal de Curitiba, a imponente estufa e os belíssimos jardins geométricos, e ainda participaram de uma experiência sensorial no Jardim das Sensações, onde com os olhos vendados, e usando seus outros sentidos, estiveram em contato com mais de 60 espécies vegetais.
Para fechar a tarde, as crianças da turma do Pré II A do CMEI Moradias Belém, conheceram o Aeroclube do Paraná, uma escola de pilotagem de aviões e helicópteros, que também forma mecânicos de aeronaves e comissários(as) de voo. É o 2° aeroclube mais antigo do Brasil. Lá, as crianças puderam conhecer um pouco da história da aviação paranaense e adentraram uma aeronave de pequeno porte.
Vale lembrar que para participar é fácil, basta acessar a página do Programa Linhas do Conhecimento e cadastrar sua intencionalidade pedagógica através de um planejamento (https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267).
Confira nas imagens a aprendizagem que transcende as paredes da escola.
Autor:
Analine e Camila
|
Fonte:
Programa Linhas do Conhecimento