Respeito aos animais no CAIC Bairro Novo

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Todos os dias ouvimos notícias tristes sobre maus tratos aos animais.
Já pensaram que maravilhoso seria, se a compaixão, o carinho, o cuidado e responsabilidade com os animais fossem ensinados na escola?
Felizmente, isso já é realidade no CAIC Bairro Novo. Os estudantes do 5AA, juntamente com a professora Luciana Vieira estão trabalhando essa temática tão importante para um mundo melhor. O trabalho teve início com a professora Edna Siqueira, que se aposentou e também foi trabalhado no primeiro trimestre pelas professoras Adriana de Jesus do 5AB e Beatriz Butenas do 5AC.

A professora Luciana deu continuidade a sequência didática. A professora é ativista dos direitos os animais e uma adotante convicta, mãe dos filhos de 4 patas Nero, Polenta (que foi abandonada nas dependências da escola), Roco e Lola.

Os estudantes trabalharam em sala com um texto de instrução com orientações de ações para como agir ao encontrar um animal em situação de risco, que foi sugerido pelo estudante Endryk Lyan dos Santos Vieira.

Inclusive, os estudantes estão muito atentos ás notícias veiculadas na mídia que mostram animais em situações de risco. Eles  assistem e debatem com a professora Luciana sobre o que viram. “Eles estão sensibilizados com a causa animal e estamos trabalhando a responsabilidade de cada um para um mundo melhor” destaca a professora que acredita na importância da formação humana da escola.

Com auxílio da escola, a turminha do 5º ano produziu placas de identificação para os pets, visto que nos deparamos diariamente com animais que tem donos, mas que se perdem das famílias e não apresentam nenhuma informação para contato.

A turma trouxe para a escola fotos com os pets de cada estudante. Peixinhos, gatinhos e cachorros formaram um lindo painel com palavras que chamaram a atenção como: amor, adoção responsável, carinho, além de patinhas e ossinhos para decorar. A estudante Djulia Vitória de Oliveira Ribeiro gravou um vídeo contando sobre o trabalho que a turma desenvolveu. Confira na fanpage da escola.

A importância da castração também foi debatida em sala de aula. A Professora destacou o quanto ela é importante para evitar ainda mais animais abandonados.Em setembro haverá a castração gratuita na Regional Bairro Novo onde se insere a escola. Saiba mais aqui.

Mas a turminha do 5AA está mobilizada pela causa animal, os estudantes estão arrecadando tampinhas que posteriormente serão trocadas, na campanha Tampinha do Bem que auxilia na castração de animais resgatados por protetores. Semanalmente a professora leva aos pontos de troca as tampinhas arrecadadas. E não é só isso, a turminha do 5AA espalhou cartazes pela escola convidando os demais estudantes a participarem da ação.

O trabalho desenvolvido pela professora Luciana está em harmonia com um momento importante onde tivemos a aprovação no plenário do Senado do PLC nº27/18, que afirma que os animais não são coisas , são seres sencientes, ou seja, passíveis de sofrimento e que precisam de dignidade, respeito e proteção.

Parabéns Professora turminha do 5AA do CAIC BN e Professora Luciana por esse trabalho maravilhoso e conscientização e respeito pelos animais!

Vídeo: Professora Educomunicadora Patricia Molina.

Fotos: Professora Luciana Vieira e Professora Patricia Molina.

Colaboração: Professora Agente de Leitura Patricia Terluk.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #educomunicacao #paginadocaic

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Professora Luciana Vieira
lu