Resolvendo conflitos com fantoches

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

 

Nas aulas de Ensino Religioso a professora Thalita Gambeta têm trabalhado com situações de conflito utilizando fantoches. Quando as crianças se "estranham" os bonecos entram em ação auxiliando os estudantes a resolverem as questões que causaram o desentendimento. 

A ideia da dinâmica é que os alunos reproduzam a situação problema vivenciada utilizando os fantoches. Ao reviver o próprio drama os estudantes percebem a banalidade de algumas brigas e acabam rindo da situação. A atividade também permite que os alunos se coloquem no lugar do outro promovendo empatia e compreensão ao próximo.

Ao encenar as próprias ações a criança  percebe a dor e incomodo que pode ter causado ao colega, tendo a possibilidade de dar maior atenção a suas atitudes e até modificar algumas condutas. Geralmente após a encenação as crianças fazem as pazes e a harmonia se instala novamente.  

Ao visualizar esta atividade resolvi comprar fantoches para ter em casa! Um mundo de paz começa em nosso lar, que as famílias (seja qual for sua constituição), estejam resolvendo seus conflitos de forma harmônica e saudável! Professora Thalita, parabéns pela atividade desenvolvida, adorei!

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00079276.jpg
jhk
1/6