Memórias da RME Memórias da RME

logo escola

Resgatando a história dos Centros de Educação Integral (CEIs)

    Publicado por:  Viviane Winck Dias

Dando continuidade ao Projeto Memória da Rede Municipal de Ensino, na quarta-feira (29.08.2007), a realização de um encontrou marcou o resgate histórico da criação dos Centros de Educação Integral (CEIs) em Curitiba. A reunião contou com a participação de alguns personagens importantes dessa iniciativa, como Solange Manzochi, que foi superintendente da Secretaria Municipal da Educação e implantou essas unidades. Compareceram, da mesma forma, os primeiros integrantes do CEI Doutel de Andrade: Levingstone Conceição, diretor; Iara Mello, coordenadora; Daniel Faria, professor; Emerlina Thomachiski, pedagoga, e Vânia Lucia Wald’Rigues Viebrantz, secretária. 


Foram coletados relatos sobre a criação e a implantação dos CEIs, que, na época, surgiam como proposta inovadora. Também foram relembrados os projetos, a arquitetura e a capacitação dos professores que atuaram no novo modelo de educação. Foi possível ainda resgatar alguns vídeos e fotos da época.

 
A comissão do projeto coloca-se à disposição para atender e receber profissionais da educação e ex-alunos que tenham feito parte desse período e que possam contribuir de alguma forma com o resgate histórico dos Centros de Educação Integral. 

Autor: MEMÓRIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA | Fonte: MEMÓRIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA