Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Representante de turma representa politicamente os interesses do grupo

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

     Escolher o representante de turma tem um significado muito forte, o representante de turma não é simplesmente o auxiliar do professor nem o delator dos colegas, o representante da turma, é aquele que desempenha um papel político de grande importância junto aos colegas. É ele que representa politicamente os interesses do grupo, defende os seus e os interesses e ideais do grupo. É também aquele que auxilia o professor em algumas tarefas e alerta o professor sobre alguma irregularidade.  

     Com o objetivo de escolher um aluno com essas características, a professora do 5º ano A, lançou a ideia de fazer uma campanha para escolher um representante de classe,  para formar o estudante para o exercício de sua cidadania.  Propôs-se uma conversa sobre alguns valores importantes para o desafio proposto.  Considerando a escola um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética, com objetivo de obter resultados positivos no processo educacional e melhorar o ambiente de trabalho e aprendizado.

Alguns critérios também foram estabelecidos:

- Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos candidatos.

- Cumprir prazos na entrega das propostas e apresentações.

- Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o aluno em particular.

- Ser justo e imparcial na escolha do aluno candidato.

- Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola.

- Não fazer comentários em sala de aula sobre o comportamento ou métodos da proposta.

- Escolher o candidato por voto secreto.

     Seis estudantes mostraram interesse em se candidatar para a vaga, criaram seus partidos, fizeram alianças, slogans, bandeiras, músicas e escreveram sua proposta política, para expôr na sala aos demais colegas. Duas candidatas tiveram a maior pontuação e empataram.

     Para dar ênfase ao trabalho, melhorar a argumentação, ideias e propostas, a professora propôs um segundo turno. Foram escolhidas as mesárias, Mirella e Manoela que analisaram os votos das candidatadas Fabiana e Náthaly. A aluna que recebeu maior número de votos foi a Fabiana com 20 votos, de 32 alunos votantes, ela ficou feliz com a vitória e complacente com a colega Náthaly com a qual tem bastante amizade. 

Autor: Caramuru, EM | Fonte: Epa
00106166.jpg
Fabiana fazendo sua proposta política
1/8