Releitura da obra de arte? Um Caminho no Jardim de Monet?

    Publicado por:  Leilane Manzutti Batista

As crianças do Pré Único demostraram curiosidade e envolvimento com a proposta sobre plantas carnívoras que surgiu a partir de uma conversa onde a Manuela comentou que foi na casa da avó e que lá existem plantas carnívoras. Isso despertou grande interesse nas demais crianças. Nesse momento surge um diálogo entre eles:

-Manu ela come carne?  (Perguntou Rian)

-Não. Ela gosta de insetos, mosquitos e formigas. (Respondeu Manuela)

- Ela come pessoas?  (Eloah perguntou com uma expressão assustada)

            Dessa forma propomos uma pesquisa na internet ás crianças e descobrimos diversas curiosidades sobre as plantas carnívoras o que fez surgir outros questionamentos e hipótese. 

- Como vamos alimentar a planta e como será que ela atraí os bichinhos?  (Perguntou preocupado Benjamin).

- Elas não tomam água. Ela tem dentes?  (Indagou Miguel)

- Prof.ª a planta carnívora tem barriga pequena! (Afirmou Arthur)

 Se fez necessário novas pesquisas para investigarmos como a planta atraí os bichos e suas características, foi passado um vídeo para responder os questionamentos das crianças.

A Manuela trouxe a planta carnívora da avó para as crianças cuidarem e observá-la durante o dia. As crianças demostraram cuidado com a planta, á levaram para o parque perto das árvores com intuito da planta pegar sol e atrair bichinhos para se alimentar. Algumas crianças caçaram formigas vivas para alimentá-la a planta, colocaram as formigas na boca da planta e ficaram ali observando na expectativa de vê-la se alimentar. Mas ela não comeu.

No final da tarde a Manuela levou a planta para a casa, deixando as crianças curiosas para saber se a planta havia fechado a boca. No outro dia Manuela explicou para as crianças que a plantinha só fecha a boca a noite ou quando está satisfeita.

Ainda curiosos para conhecer sobre as plantas, propomos uma observação pelo ambiente externo do CMEI, onde as crianças observaram as plantas e flores existentes em nosso ambiente externo, todos demostraram encantamento pelas flores encontradas no CMEI, algumas crianças reconheceram algumas espécies que já conheciam de suas casas ou da rua onde moram.

Para fechar esse ciclo, levamos para a sala de referência uma obra de Claude Monet e propomos que as crianças a observassem em seguida representamos com elementos naturais o jardim do Pré único. Durante essa experiência as crianças perceberam a texturas das flores, o cheiro e a cor, finalizando num belo quadro vivo construído coletivamente, inspirado em uma obra escolhido pelas crianças. Releitura da obra de arte “Um Caminho no Jardim de Monet” Giverny, 1902 Claude Monet.

Um Caminho no Jardim de Monet”

Giverny, 1902 Claude Monet.

Caminho no Jardim em Giverny - Pintura óleo sobre tela

 Releitura coletiva do Pré único

 

 

Professoras: Franciele, Sandra e Solange.

Pré único

Autor: LEILANE | Fonte: CMEI SANTA AMÉLIA
00359010.jpg
Releitura da obra de arte ?Um Caminho no Jardim de Monet? Giverny, 1902 Claude Monet.
1/17