Para acrescentar subsídios aos conteúdos do 4º ano de história( direitos constitucionais de crianças, adultos,idosos e mulheres; o papel da mulher na sociedade; cuidados à saúde da mulher), receberemos na sala de aula a visita da chefe do núcleo do bairro novo, no próximo dia 03 de novembro de 2015.
Para recepcioná-la combinamos que faríamos um lanche. Aí surgiu a situação problema: o que comprar?
Como disparador para a aula de matemática e língua portuguesa, foi proposto aos estudantes uma aula diferente com uma visita ao supermercado Jacomar loja nova inaugurada recentemente no bairro Sítio Cercado , a fim de fazer uma pesquisa dos produtos para o lanche, além disso foi lançado o desafio de fazer uma compra R$5,00 (cinco reais).
Ao iniciar a sequência, foi esclarecido aos estudantes o objetivo da visita, feita uma lista de possíveis produtos para o lanche, a história do mercado, como surgiu, explorando as informações contidas no texto.
Durante a visita os estudantes foram divididos em grupos, e com bloco de anotações, lápis e calculadoras realizaram as seguintes tarefas: conhecerem as instalações realizaram a pesquisa de preços da lista combinada anteriormente em sala, anotando os preços nos seus blocos; depois fizeram r uma compra tendo R$5,00, utilizando a calculadora para calcular seus gastos.
Após a visita:
Na escola, apresentarão aos colegas as notas que registraram suas compras, montarão um cartaz por grupo especificando as suas compras.
Atividades Matemática. Situações problemas.
- Comparando as compras realizadas, na sua opinião quem comprou mais produtos com o valor estipulado?
- Somadas as notas quanto a turma toda gastou?
- Se tivessem o total de R$ 150,00 para gastar, de quanto poderia ser a compra de cada grupo?
- Montar uma tabela com os dados da pesquisa de preços.
- Através da tabela propor aos estudantes várias situações problemas:
- Qual o produto mais barato?
- Qual o mais caro?
- Se comprássemos 3 unidades de margarina Doriana quanto gastaríamos?
- Para o lanche precisamos comprar:
Quantidade
Produto
Valor total
Qual será nossa despesa?
Atividades de língua portuguesa:
Leitura dos dados das tabelas.
Listas da pesquisa.
Produção de texto:
- Produzir um texto narrativo coletivo contando sobre a visita no mercado.
- Discutir com os estudantes sobre o que precisamos comprar para o lanche para recepcionar a visita que receberemos dia 10 de novembro. Fazer uma lista.
- Produzir um convite para o lanche.
Foi uma experiência maravilhosa. Os alunos estão empolgados, craques em situações de compra, venda, comparações de preços, medidas de massa e capacidade.
Escola M. Profª Rejane M. S. Sachette.
Relato de prática exitosa
Turma: 4º ano A – Profª Marisete M. L. Bortolan
Autor:
Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM
|
Fonte:
Marisete Mª. L. Bortolan