Relato de prática exitosa.

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

Para acrescentar subsídios aos conteúdos do 4º ano de história( direitos constitucionais de crianças, adultos,idosos e mulheres; o papel da mulher na sociedade; cuidados à saúde da mulher), receberemos na sala de aula a visita da chefe do núcleo do  bairro novo, no próximo dia 03 de novembro de 2015.

            Para recepcioná-la combinamos que faríamos um lanche. Aí surgiu a situação problema: o que comprar?

            Como disparador para a aula de matemática e língua portuguesa, foi proposto aos estudantes uma aula diferente com uma visita ao supermercado Jacomar  loja nova inaugurada recentemente no bairro  Sítio Cercado , a fim de fazer uma pesquisa dos produtos para o lanche, além disso foi lançado o desafio de fazer uma compra R$5,00 (cinco reais).

            Ao iniciar a sequência, foi esclarecido aos estudantes o objetivo da visita, feita uma lista de possíveis produtos para o lanche,  a história do mercado, como surgiu, explorando as informações contidas no texto.

            Durante a visita os estudantes foram divididos em  grupos, e com  bloco de anotações, lápis e calculadoras realizaram as seguintes tarefas:  conhecerem as instalações realizaram a pesquisa de preços da lista combinada anteriormente em sala, anotando os preços nos seus blocos; depois fizeram r uma compra tendo R$5,00, utilizando a calculadora para calcular seus gastos.

            Após a visita:

            Na escola, apresentarão aos colegas as notas que registraram suas compras, montarão um cartaz por grupo especificando as suas compras.

            Atividades Matemática. Situações problemas.

  1. Comparando as compras realizadas, na sua opinião quem comprou mais produtos com o valor estipulado?
  2. Somadas as notas quanto a turma toda gastou?
  3. Se tivessem o total de R$ 150,00 para gastar,  de quanto poderia ser a compra de cada grupo?
  4. Montar uma tabela com os dados da pesquisa de preços.
  5. Através da tabela  propor aos estudantes várias situações problemas:
  1. Qual o produto mais barato?
  2. Qual o mais caro?
  3. Se comprássemos 3 unidades de margarina Doriana quanto gastaríamos?
  4. Para o lanche precisamos comprar:

Quantidade

Produto

Valor total

 

            Qual será nossa despesa?

Atividades de língua portuguesa:

Leitura dos dados das tabelas.

Listas da pesquisa.

Produção de texto:

  1. Produzir um texto narrativo coletivo contando sobre a visita no mercado.
  2. Discutir com os estudantes sobre o que precisamos comprar para o lanche para recepcionar a visita que receberemos dia 10 de novembro. Fazer uma lista.
  3. Produzir um convite para o lanche. 

       Foi uma experiência maravilhosa. Os alunos estão empolgados, craques em situações de compra, venda, comparações de preços, medidas de massa e capacidade.

Escola M. Profª Rejane M. S. Sachette.

Relato de prática exitosa

Turma: 4º ano A – Profª Marisete M. L. Bortolan

Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Marisete Mª. L. Bortolan
00091735.jpg
Alunos do 4º ano A visitam supermercado Jacomar.
1/3