No dia 14 de fevereiro de 2022, a equipe do CMEI Tânia Brandt iniciou o acolhimento das crianças da unidade, nossos profissionais aguardavam ansiosos para acolher nossos bebês e crianças e também e a partir dos eixos norteadores apresentados em nosso Currículo da Educação Infantil: as interações e brincadeiras, organizar contextos e espaços que garantissem os direitos das crianças em participar, explorar, brincar, expressar, conhecer-se e conviver.
Com nosso CMEI preparado juntamente ao comprometimento de nossos profissionais, os primeiros dias de nossas crianças na unidade foram marcados pela leveza, o afeto, faz-de-conta, carinho, protagonismo da criança e também do adulto, atenção, aconchego, curiosidade, exploração e muitos sorrisos que com toda certeza ficarão marcados na história de cada uma das nossas crianças e de suas famílias. Esses dias foram marcados também pela aproximação entre o CMEI e as famílias, assim como com as crianças, onde perpetuaram as relações de respeito sobre as particularidades, as diferentes culturas, assim como, os medos e anseios.
Estamos reestabelecendo vínculos após um longo período de distanciamento social e pouco tempo de trabalho presencial nas unidades. Agora, mais do que nunca é momento de desfazer os nós e aprendermos a fazer laços. Não daqueles laços que apertam, mas... daqueles que embelezam, suavizam, enfeitam e demonstram carinho e cuidado.
Convidamo-os a observar este espaço e olhar para ele como um território potente, com crianças e adultos potentes, com o propósito de quem caminha admirando a paisagem de um belo lugar, cheio de oportunidades, de possibilidades...
Mas, nosso convite é para além disso, ele pulsa e te convida a sentir também a paixão que nós sentimos pelas infâncias e aos modos de vivê-la e transbordá-la.
Convidamo-os a pisar também neste chão e ocupar-se dele, transcriando as suas relações com a infância!!
"Todas as crianças, sejam aquelas bem pequenas ou maiores, sejam aquelas com dificuldades físicas e mentais, aprendem e constroem conhecimento experimentando ativamente o mundo que as cerca, o que inclui o contato com o outro. Portanto, os espaços das crianças devem necessariamente ser acolhedores, receptivos, instigantes, desafiadores, permitir escolha, manipulação, descoberta, transformação e experiências com seus pares." (Lenira Haddad e Graça Horn)
Autor:
FERNANDA FRANA DE SOUZA VIEIRA
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Fonte:
CMEI TÃNIA BRANDT