Relações entre família e escola são debatidas no 6º Encontro da Escola de Pais

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Na contemporaneidade, compreende-se que a educação é um dever de todos, não estando restrita aos muros da escola. Nenhuma escola obtém êxito nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes sem desenvolver redes de parcerias com sua comunidade local, sobretudo, com as famílias. O envolvimento dos pais na unidade educacional demanda que eles trabalhem com a equipe diretiva no que concerne ao funcionamento da escola como um todo. Nesse sentido, a escola deve estar sempre de portas abertas para receber os responsáveis!

Com o objetivo de debater o fortalecimento das relações entre família e escola é que pais de estudantes e de crianças de Escolas Municipais e de Centros Municipais de Educação Infantil dos bairros da Regional Boa Vista foram convidados a participar, na última quarta-feira (20/11),  do sexto encontro da Escola de Pais, projeto pensado pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação Maria Sílvia Bacila para aproximar ainda mais as famílias da vida escolar de seus filhos.

O encontro foi mediado por Claudia Cristiane Alberti dos Santos e Sonia Pessin, representantes da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (CEFAR) no Núcleo Regional da Educação (NRE) Boa Vista. Participaram do evento a chefe do NRE Boa Vista, Michele Prado, e a coordenadora do CEFAR na SME, Carla Trisotto. "Por meio da Escola de Pais, as famílias têm a oportunidade de participar de palestras interativas para trocar saberes do que é necessário para o melhor desenvolvimento de seu filho. A principal parceira da escola é a família, pois esta realiza a mediação dos valores e das atitudes que são essenciais para o aprendizado do estudante", comentou Carla.

De acordo com as mediadoras, as experiências mostram que mais importante do que resistir à tensão inerente à relação família-escola é encontrar uma forma de geri-la. Pesquisadores e gestores apontam a necessidade de encarar a reorganização do papel da escola na atualidade, demarcando o seu lugar na detenção dos saberes sistematizados, mas também abrindo diálogos. Nesse processo, é papel da escola cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia. Compete aos pais cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea e dialogar com os filhos sobre os conteúdos que estão vivenciando na escola. Afinal, diretores, professores e toda a equipe tem o mesmo objetivo de desenvolver um processo educativo que equilibre qualidade com equidade, isto é, um processo educativo que todos os estudantes aprendam e evoluam na carreira escolar na idade certa.

Enquanto os pais e responsáveis participavam da palestra, as crianças foram acolhidas com atividades lúdicas e recreativas preparadas pela equipe de educação do NRE Boa Vista. Este último encontro da Escola de Pais em 2019 foi uma demonstração de que a parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano!

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: NRE Boa Vista e SME
6º Encontro da Escola de Pais na regional Boa Vista