Refeitório - um espaço para muitas aprendizagens

    Publicado por:  Silvana Tavares Pessoa

    O Projeto Institucional “Refeitório – um espaço para muitas aprendizagens” teve início em 2007 com o objetivo de tornar a refeição no CMEI um momento de aprendizagem e de convivência social, promover a autonomia da criança e desenvolver o gosto e o prazer por alimentos saudáveis. O Projeto faz parte do Plano de Ação do CMEI e anualmente é avaliado e aprimorado para atender as necessidades das crianças, desde as aprendizagens até a organização do espaço. O envolvimento e participação de todos os funcionários, famílias e das equipes das empresas terceirizadas é fundamental desde o início do projeto, pois a contribuição de cada um é essencial e todos devem estar cientes da importância do projeto e da aprendizagem das crianças.

    As crianças do Maternal III e Pré participam do sistema “ self-service”: aprendem a se alimentarem com garfo e faca e a se servirem no bufê com autonomia de escolha dos seus alimentos. Vale lembrar que as crianças são incentivadas a desenvolver o gosto e o prazer por alimentos que são importantes para uma dieta alimentar saudável.

    Este ano a novidade no refeitório do CMEI foi a implantação do bufê térmico, adquirido com recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Anteriormente o bufê era servido em recipientes de plástico sobre duas mesinhas. A avaliação feita pelos segmentos do Conselho do CMEI e pelas crianças a respeito desta aquisição foi positiva, principalmente a das crianças: “Olha! Nosso refeitório agora parece um restaurante e a comida está quentinha”.

Autor: CMEI Vila Hauer | Fonte: Silvana Tavares Pessoa
00054119.jpg
Projeto refeitório
1/9