Escola Municipal Marumbi, Escola Municipal

logo escola

Redução do consumo de água

Publicado por:  Cleonilda Gomes Batista

A Escola Municipal Marumbi, no Uberaba, é uma das 15 unidades da rede municipal de ensino incluídas no Plano de Ação Contra o Desperdício de Água desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação. Nesta terça-feira (26) a escola passou a receber intervenções, reparos e substituição de equipamentos que ajudarão a preservar a água, acabar com desperdícios e promover uma economia de 30% no consumo.

As obras foram realizadas após engenheiros da Coordenadoria de Obras e Projetos da Secretaria Municipal da Educação desenvolver uma investigação na rede interna de distribuição de água na escola e que identificou defeitos em alguns equipamentos, além de vazamentos. O consumo médio de água da escola tem sido de 9,5 mil metros cúbicos por mês, uma média considerada alta em relação ao número aos 443 estudantes atendidos e funcionários que trabalham na escola.

O trabalho na escola foi acompanhado pelo coordenador de Obras e Projetos do Programa de Descentralização da Secretaria Municipal da Educação, Luiz Marcelo Mochenski, e pelo engenheiro responsável pelas unidades do núcleo do Cajuru, João Rubens Martins Moysa. “Essa é uma ação concentrada de manutenção básica e que será somada a medidas de outros departamentos, como projetos pedagógicos e que vão garantir um uso mais racional da água e consequentemente uma economia de recursos”, disse Luiz Marcelo.

Depois dos reparos e das substituições, a escola voltará a fazer a leitura diária do relógio do hidrômetro, sempre na entrada do primeiro funcionário e no momento da saída do último, de segunda a sexta-feira. Os resultados serão comparados com as leituras anteriores às obras para constatar a redução do consumo a partir das melhorias e para descartar a

Resultados econômicos

A diretora da escola, Cleonilda Gomes Batista, comemora antecipadamente o que ela tem a certeza de que renderá efeitos positivos na escola. “Todo o investimento de obras, manutenção na rede hidráulica somado ao nosso trabalho pedagógico, que é continuo em relação aos cuidados com o meio ambiente, terão resultados não apenas econômicos, mas de reforço aos conceitos de cidadania e meio ambiente que temos ensinado aos nossos estudantes”, disse Cleonilda.

Uma das atividades desenvolvidas anualmente na escola com os estudantes dos 5 º anos, durante os projetos de Ciências, aborda o ciclo da água com uma visita na subestação de tratamento de água, próxima à escola. Lá, as crianças compreendem o caminho feito pela água, desde a nascente do rio até chegar ao copo de água.

“Muitos ficam surpresos, relatam que não terão mais coragem de beber a água, mas a mudança no comportamento é sempre muito expressiva, com maior cuidado e valorização dos rios e menos desperdício da água”, disse Cleonilda.

Neste primeiro semestre o trabalho com os estudantes é teórico, envolvendo a discussão da necessidade da preservação. A visita ocorre no segundo semestre e em seguida as turmas se unem para construir maquetes que apresentam o sistema de tratamento de água necessário para transformar a agua dos rios em água potável. “A água é preciosa e se não for cuidada por todos no planeta acabará”, disse o estudante do 5º ano, Richard Thibes, de 9 anos.

A estudante do 4º ano Letícia Vargas concorda que a responsabilidade deve ser de todas. “São coisas simples, como tomar banho rápido e deixar a torneira ao escovar os dentes que ajudam a cuidar da água”, disse Letícia.

Autor: Marumbi, EM | Fonte: Cidade do Conhecimento