Uma equipe da coordenação da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) está em Curitiba para conhecer as iniciativas da rede municipal de ensino que envolvem a aprendizagem criativa. São dois dias de agenda, que incluíram visitas técnicas aos Faróis do Saber e Inovação, Laboratório de Inovação Pedagógica (LAPI) da Secretaria Municipal da Educação, escolas e, nesta sexta-feira (05/11), uma reunião com a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
“O conceito de aprendizagem criativa foi absorvido muito rapidamente pela nossa rede, com ações curriculares sempre pensadas ´fora da caixa´”, comentou a secretária.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Educação, Estela Endlich, explica que esse conceito é aplicado de forma consistente desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e ações em salas de aula.
“Na prática, isso significa que as ações desenvolvidas nas unidades seguem a linha do `faça você mesmo´, estimulando crianças e estudantes a pensar e a resolver problemas e questões do dia a dia e de suas comunidades”, esclareceu Estela.
Curitiba foi a primeira rede municipal a receber a comitiva. Para a Coordenadora da área de Adoção Sistêmica da RBAC, Verônica Gomes dos Santos, os últimos dois dias ilustraram na prática a qualidade do trabalho desenvolvido na rede curitibana. “Foram dois dias espetaculares, foi muito proveitoso, trocamos muitas ideias. O trabalho de Curitiba é muito comprometido, estando à frente de outras redes”, disse Verônica.
Também participaram da reunião os superintendentes Oséias Santos de Oliveira (Executivo), Andressa Pereira (Gestão Educacional), a gerente de Inovação Pedagógica da SME, Silmara Campese Cezário, a professora Marília Jordão, e os integrantes da comitiva da RBAC Gabriela Hartin Breviglieri, gerente do Programa Escolas Criativas, e o professor Eziquiel Menta (Políticas Públicas da RBAC).
Dia do Mão na Massa
Em 15 de setembro foi realizado o Dia do Mão na Massa, atividade voltada aos educadores e estudantes de escolas públicas e privadas. A ideia é criar oportunidades para divulgar e valorizar projetos e atividades que estimulem a autoria, a criatividade e a colaboração das crianças para tornar as aulas mais relevantes e inclusivas.
No Mural da Rede foram cadastrados mais de seiscentos projetos diferentes dos estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo e Distrito Federal. O Paraná foi o estado que mais projetos cadastrou – foram 257, todos das escolas municipais de Curitiba – seguido do Rio Grande do Sul, com 120, e de São Paulo, com 60. As escolas de Curitiba e do Rio Grande do Sul fazem parte do projeto Escolas Criativas, lançado este ano, pela RBAC em parceria com a Fundação Lego.
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Aprendizagem criativa veio para ficar na educação de Curitiba
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Autor:
SME
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Fonte:
SME