Recreio Divertido no V Workshop de Educação Física Escolar

Publicado por:  Sofia Caroline Weiber Martins

Na quarta-feira (26/10) a Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto participou do V Workshop de Educação Física Escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba na Universidade Federal do Paraná. O evento teve como intuito proporcionar aos professores de Educação Física,  Práticas de Movimento e Projetos Educacionais, um espaço de pesquisa e promoção do conhecimento por meio de comunicações orais, exposição de trabalhos e pôsteres, além de proporcionar para professores e pedagogos da Rede Municipal de Curitiba e aos acadêmicos e profissionais de Educação Física de Instituições de Ensino Superior de Curitiba, momentos de discussão e compartilhamento de reflexão acerca dos conhecimentos que permeiam o trabalho da Educação Física Escolar.

A Professora Aline Bichels compartilhou no Workshop o trabalho que desenvolve na escola “Dança de Salão nas aulas de Educação Física” e também acompanhou e auxiliou a apresentação “Recreio Divertido”, projeto desenvolvido pelo nosso auxiliar de serviços escolares Edson Luiz Meira. O famoso tio Édson comumente conhecido pela nossa comunidade escolar.

Durante os recreios do almoço, o Tio Édson desenvolve com os estudantes do 1° ao 5° ano campeonatos recreativos de Bate e Rebate, Vôleygol e Tênnisbol. Os jogos são adaptações criativamente elaboradas pelo tio Édson e fazem o maior sucesso durante o recreio. Ao final de cada campeonato é realizado uma cerimônia simbólica para premiar as equipes ou duplas vencedoras com medalhas e pequenos brindes, porque o mais importante é a participação e o envolvimento dos estudantes. “Com a organização dos campeonatos durante o recreio do almoço temos percebido um grande envolvimento dos nossos estudantes durante as práticas recreativas. Os estudantes levam de fato, os campeonatos a sério, se dedicam e gostam muito de participar. Observamos um maior entrosamento entre os estudantes porque para participar dos campeonatos é preciso principalmente trabalhar em equipe para dialogar e definir as melhores estratégias para conseguir realizar os melhores lances”, comenta a articuladora pedagógica da unidade Sofia Martins.

Autor: Sofia Caroline Weiber Martins | Fonte: CEI Prof. Lauro Esmanhoto, EM
Workshop Educação Física