Sendo a escola um espaço institucional de vivência e convivência, as relações que se estabelecem necessitam considerar as crianças e os estudantes como protagonistas dos seus processos de aprendizagem. É importante considerar as condições estruturais, de acesso e a organização: do espaço, do uso do tempo em diferentes espaços, das formas de utilização dos espaços, do tempo planejado para se concretizar em um ambiente gerador e socializador do conhecimento.
Buscando transformar o horário do recreio em um momento de troca entre as crianças e estudantes, foi organizado no pátio coberto um espaço diversificado e significativo com materiais que são utilizados coletivamente pelos estudantes e crianças. Esse envolvimento das crianças e estudantes em outros tipos de atividades fez com que deixassem de ficar apenas correndo, diminuindo o número de acidentes que estavam ocorrendo.
São disponibilizados diferentes materiais para o brincar na hora do recreio, organizados em diferentes espaços, adequando-os às diferentes propostas. O espaço de vivência e convivência escolar deve ser explorado como um ambiente de interação pedagógica sendo parte inerente do processo ensino-aprendizagem, devendo sua utilização ser pensada no planejamento de aula de forma a caracterizar-se como ambiente educativo.
Autor:
Solange Escobar, Luiz Fellipe e Joseline
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Fonte:
Solange Escobar