Escola Municipal Arapongas, Escola Municipal

logo escola

RECREIO DIRIGIDO É RECREIO DIVERTIDO

    Publicado por:  Elizabete Andrade Nodari

Sendo a escola um espaço institucional de vivência e convivência, as relações que se estabelecem necessitam considerar as crianças e os estudantes como protagonistas dos seus processos de aprendizagem. É importante considerar as condições estruturais, de acesso e a organização: do espaço, do uso do tempo em diferentes espaços, das formas de utilização dos espaços, do tempo planejado para se concretizar em um ambiente gerador e socializador do conhecimento.

Buscando transformar o horário do recreio em um momento de troca entre as crianças e estudantes, foi organizado no pátio coberto um espaço diversificado e significativo com materiais que são utilizados coletivamente  pelos estudantes e crianças. Esse envolvimento das crianças e estudantes em outros tipos de atividades fez com que deixassem de ficar apenas correndo, diminuindo o número de acidentes que  estavam ocorrendo.

São disponibilizados diferentes materiais para o brincar na hora do recreio, organizados em  diferentes espaços, adequando-os às diferentes propostas. O espaço de vivência e convivência escolar deve ser explorado como um ambiente de interação pedagógica sendo parte inerente do processo ensino-aprendizagem, devendo sua utilização ser pensada no planejamento de aula de forma a caracterizar-se como ambiente educativo.

 

 

 

Autor: Solange Escobar, Luiz Fellipe e Joseline | Fonte: Solange Escobar
00432611.jpg
RECREIO DIRIGIDO É RECREIO DIVERTIDO
1/10