Escola Municipal Irati, Escola Municipal

logo escola

Recreio dirigido: Cultura da Paz - Monitor Nota 10

    Publicado por:  Vera Lucia Stupp Oedmann

Neste ano a E. M. Irati está integrando todas as suas atividades dentro do tema “Valores Humanos”. Um dos projetos desenvolvidos dentro desta temática é o “Bullying não é brincadeira”, e o recreio é um dos momentos de aplicação deste projeto.

Ao pesquisar o sentido da palavra “recreio”, podemos constatar que ela deriva de recrear, significando divertimento, prazer. No entanto, em nossas escolas existe a preocupação com a maneira como nossos alunos tem ocupado este tempo. Pensando em diminuir os conflitos, os pequenos acidentes eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências corporais que não as usualmente praticadas, elaborou-se então, o projeto Cultura da Paz – Monitor Nota 10.

O projeto oferece atividades mais adequadas ao espaço e ao momento. Ordenado por meio de jogos e brincadeiras, conta com a participação e organização da direção,  funcionários  e estagiários envolvidos. Além disso, os alunos dos 5º anos são incentivadores das práticas, atuando como monitores de algumas atividades.  

Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar do espaço do recreio”; abordando o respeito com o espaço físico da escola, com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades.

Neste momento há também o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda e elástico, danças, dama, jogo da velha,  bambolê, bolinha de gude entre outras.

Autor: Irati, EM | Fonte: Prof. Danuza, Elaine e Luciane