Escola Municipal Irati, Escola Municipal

logo escola

Reciclar para viver melhor

    Publicado por:  Vera Lucia Stupp Oedmann

A Profª Monica Oliarski Raitz Mendes da Prática de Educação Ambiental da UEI Irati III desenvolveu um trabalho com embalagens a partir de materias recicláveis. Os estudantes participaram de atividades como: análise de rótulos, principalmente dos alimentos, observando as informações contidas neles como: peso, validade, local de fabricação, ingredientes, a composição, origem, ressaltando sempre para a importância destas informações.

 Os alunos montaram uma tabela com as informações que retiraram dos rótulos das embalagens e em seguida procuraram localizar no mapa a região e as cidades de onde eram fabricados os alimentos, a distancia percorrida até o local de venda e puderam ter noção da influencia disto nos custos do produto.

Em meio a uma roda de conversa os alunos discutiram sobre a reciclagem, como é feita a classificação e separação das embalagens para reaproveitamento da matéria-prima para novos produtos, poupando assim recursos naturais e prolongando o tempo de vida dos aterros. Aqui foi refletido também sobre o tempo de decomposição dos materiais.

Por meio de um vídeo os alunos aprenderam de onde vem e o processo de fabricação de materiais como o papel, vidro e metal. Depois de observar os estragos que o lixo causa em nossos rios, mares e também para os animais os alunos se conscientizaram e perceberam o quanto é importante dar um destino adequado para todo o lixo que produzimos.

Autor: Irati, EM | Fonte: Monica Oliarski Raitz Mendes