REALIDADES DIFERENTES - O impacto no dia a dia das crianças, famílias e professoras da Educação Infantil devido à pandemia

    Publicado por:  Elaine Levandoski

     Com as crianças tendo as suas rotinas interrompidas, a ida para o CMEI já não ia acontecer. Rever os amigos ou conhecer outras crianças ficou para mais tarde. As brincadeiras e propostas planejadas ficaram confinadas numa tela de celular onde a expectativa nem sempre é alcançada. Mas a vida não parou para os pais e as coisas continuaram acontecendo. Pais saindo para trabalhar, tendo que deixar seu maior tesouro aos cuidados de avós, tias e vizinhos, e nós, professoras, procurando um jeito de estarmos próximas de nossos pequenos. Ah! Quanta saudade! Então foi criado um grupo para as famílias no WhatsApp, onde mandamos propostas para que as crianças façam com a ajuda de seus familiares, esses sendo nossos olhos e ouvidos, onde toda a semana enviamos vídeos de música, movimento e história. A resposta nem sempre acontece, então resolvemos preparar algo que marcasse algum momento importante e de seu cotidiano no CMEI. Para as crianças do Maternal Único, resolvemos relembrar um dos momentos que lá acontece, a hora do lanche. Falamos com os pais das crianças e pedimos que enviassem fotos delas se alimentando e a partir disso elaboramos um kit com um café da tarde delicioso e singelo para que as famílias levassem para casa e reproduzissem esse momento no dia da entrega do kit pedagógico, 20/05. As fotos enviadas pelos pais se transformaram num lindo vídeo.

     Seguimos tentando ser presentes no dia a dia das crianças preparando atividades pensadas para eles neste momento delicado, que esperamos que logo volte ao normal pré-pandemia.

Autor: Joseni V. Viana e Latoya Emily C. de O. Oliveski | Fonte: CMEI Vila Formosa