Reabertura de Faróis do Saber reformados

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

As equipes das escolas municipais CEI Heitor Alencar Furtado, na CIC, Professor Herley Mehl, no Pilarzinho, e Marumbi, no Uberaba, reabriem a partir da quarta-feira (11/10/17) os Faróis do Saber vinculados às escolas e que estavam em obras. Estes três primeiros faróis fazem parte de um amplo diagnóstico feito pela coordenadoria de Obras da Secretaria da Educação. A meta é, a partir de agora, executar os serviços necessários, de acordo com a disponibilidade de recursos em todos os faróis que precisam de manutenção.

O Farol do Saber Herbert de Souza, junto à Escola Marumbi, foi reinaugurado nesta quarta-feira (11/10). Ele foi totalmente reformulado. O piso foi trocado, a unidade foi pintada integralmente, houve substituição das chapas de aço que estavam comprometidas com ferrugem, trocadas as telhas e rufos, o piso das escadas, o guarda-corpos, substituição de vidros, regularização do passeio, troca da iluminação, reparo nos banheiro e troca do mobiliário.

Este será o primeiro Farol do Saber e Inovação. O novo modelo de Faróis do Saber vai transformá-los em espaços inovadores de educação maker. Com o uso de impressora 3D, estudantes poderão construir protótipos de forma colaborativa com os colegas.

A diretora Cleo Gomes Batista comemora a conquista. “As crianças e nós, professores, estamos todos ansiosos pela novidade. O espaço foi revitalizado e a impressora 3D vai contribuir para enriquecer ainda mais o aprendizado. O espaço maker permitirá um trabalho diferenciado”, afirmou

A expectativa da equipe da Escola Professor Herley Mehl, no Pilarzinho, é reabrir o Farol do Saber Manuel Bandeira nesta quarta-feira (11/10). Enquanto duraram as obras, as crianças e os professores não puderam retirar livros. Todo o material precisou ser encaixotado. “Agora que as obras terminaram, a comunidade também poderá fazer empréstimos e usar os computadores”, conta o diretor Edson Domingos Fontana.

No Farol do Saber Manuel Bandeira, houve a troca do piso, pintura de toda a unidade, substituição de iluminação, melhoria nos gradis, regularização do passeio, instalação de ventiladores.

Cuidado e carinho

No Farol do Saber Fernando Amaro, os professores da Escola Heitor de Alencar Furtado tiveram bastante cuidado no preparo da unidade, desde que a obra foi entregue. Reaberta, a unidade voltará a ser frequentada pela população e pelos estudantes.

“O Farol precisava dessas obras e as crianças sentiram falta, desde agosto, pois não puderam emprestar livros. Os computadores já voltaram a funcionar e a comunidade vai poder voltar a usar”, afirma a diretora da escola, Luciane Regina Gogola Kmiecik. Segundo ela, o Farol Fernando Amaro volta a funcionar na segunda-feira (16/10).

Lá, houve a troca de chapas que estavam enferrujadas, pintura geral, reforma dos gradis, substituição de vidros, revisão da parte elétrica, plantio de grama.

A rede de Faróis do Saber da Secretaria Municipal de Educação é formada por 44 unidades. São 32 faróis em escolas (junto a unidades da rede), nove em praças (em pontos conhecidos e de fácil acesso nos bairros) e três temáticos, que não têm a arquitetura característica dos faróis: Casa da Bruxa do Bosque do Alemão e as bibliotecas da Praça do Japão e do Memorial Árabe, na Praça Gibran Kahlil Gibran.

Autor: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas | Fonte: Secretaria Municipal da Educação
Farol do Saber e Inovação