QUINZENA DA MATEMÁTICA
De 1 a 12 de maio de 2017
O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, data que homenageia Malba Tahan, notório matemático, escritor e educador brasileiro. A Escola Municipal Madre Antonia homenageia esta data tão especial, demonstrando através dos trabalhos do dia-a-dia escolar das 14 turmas da Escola e do Apoio de Matemática da UEI, que a Matemática existe em todos os lugares e pode sim, ser estudada na prática e de forma bem prazerosa. Vale lembrar que todas as atividades propostas, no Regular e UEI, passaram por adequações e/ou ampliações de acordo com o nível da aprendizagem de cada estudante.
1° ANO A
PROFESSORA: Sonia Nagano CORREGENTE: Giovana Marinho
CONTEÚDO: Operações fundamentais na resolução de problemas: adição
OBJETIVO: Resolver problemas que envolvam situações aditivas (resolução através da contagem dos dedos das mãos).
1° ANO B
PROFESSORA: Juraci Cardozo CORREGENTE: Giovana Marinho
CONTEÚDO: Números naturais: 1 até 9 (jogos)
OBJETIVO: Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, quantificação em diferentes contextos, percebendo o princípio aditivo do SND.
1° ANO C
PROFESSORA: Giovana Marinho CORREGENTE: Regiane Fanti
CONTEÚDO: Números naturais: 1 até 9 (Jogos)
OBJETIVO: Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, quantificação em diferentes contextos, percebendo o princípio aditivo do SND.
2° ANO A e B
PROFESSORA: Franciane Kruger CORREGENTE: Bernadete Franco e Juraci Cardozo
CONTEÚDO: Números e operações (Jogo: As duas mãos)
OBJETIVO: Ampliar progressivamente o campo numérico, investigando as regularidades de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.
3° ANO A
PROFESSORA: Roberta Alves CORREGENTE: Silvane Durante
CONTEÚDO: Números naturais até 40
OBJETIVO: Construir o significado dos números naturais (Unidade/Dezena) em situações de contagem, quantificação em diferentes contextos, percebendo o princípio aditivo do SND.
3° ANO B
PROFESSORA: Lúcia Kazama CORREGENTE: Silvane Durante
CONTEÚDO: Composição e sequência numérica (Material de Cuisenaire)
OBJETIVO: Compreender a sequência numérica com acréscimo sucessivo de uma unidade.
3° ANO C
PROFESSORA: Daiana Aleixo Rosa CORREGENTE: Roberta Alves
CONTEÚDO: Operações fundamentais na resolução de problemas: adição e subtração
OBJETIVO: Resolver problemas que envolvam situações aditivas e subtrativas (resolução através da contagem com materiais concretos).
4° ANO A e B
PROFESSORA: Sandra Imbeloni CORREGENTE: Silvia Leticia Antunes
CONTEÚDO: Construção da tabuada
OBJETIVO: Resolver problemas que envolvam situações aditivas e multiplicativas.
4° ANO C
PROFESSORA: Elainy Cunha CORREGENTE: Silvia Leticia Antunes
CONTEÚDO: Ampliação da tabuada (adição, multiplicação, números pares e ímpares, ordens e valores posicionais; raciocínio lógico.
OBJETIVO: Resolver problemas que envolvam situações aditivas e multiplicativas.
5° ANO A
PROFESSORA: Clarice Martins CORREGENTE: Elaine Rubbo
CONTEÚDO: Composição por meio de adição e multiplicação, ideia de polinômio. (Material de Cuisenaire - sobrenome de Georges Cuisenaire)
Observação: Material de Cuisenaire - Foi criado pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire Hottelet, Feito originalmente de madeira, o Material Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares.
OBJETIVO: Resolver problemas que envolvam ideias aditivas e multiplicativas e perceber no SND a composição dos números decimais introduzindo a noção de polinômio.
5° ANO B
PROFESSORA: Elaine Rubbo CORREGENTE: Ana Michele
CONTEÚDO: Decomposição dos números naturais e operação subtrativa.
OBJETIVO: Compreender através da decomposição, utilizando material concreto, como ocorre a subtração com recursos.
5° ANO C
PROFESSORA: Viviane de Souza CORREGENTE: Ana Michele
CONTEÚDO: Tabela e Gráfico
OBJETIVO: Construir o significado de tabela e gráfico após coleta de dados.
UEI – UNIDADE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL MADRE ANTONIA
Apoio Pedagógico em Matemática
Professora: Fabiola Sousa
Conteúdo: Números naturais até 5 e relação número e numeral com situações problema.
Situações problema envolvendo o sistema monetário.
Conteúdos: Composição e decomposição, dobro e números naturais até 1000.
Operações fundamentais na resolução de situações problema.
Objetivo: Construir a atividade resolvendo situações problema com os números do Maio Amarelo - atenção pela vida e prevenção de acidentes de trânsito.
Conteúdo: Tangran e tentativas de escrita partindo da figura criada
Autor:
Escola Municipal Madre Antonia - NRE Boa Vista
|
Fonte:
Escola Municipal Madre Antonia