Quem quer brincar comigo?

    Publicado por:  Priscila Mariana Krzyzanowski

De acordo com os Referenciais para estudo e planejamento na Educação Infantil, as orientações básicas para cantos de atividades diversificados definem cantos, como espaços de brincar organizados previamente por adultos ou por adultos e crianças, de modo que estas tenham várias possibilidades de atividades simultaneamente. É um momento de livre escolha das crianças, ou seja, elas decidem onde querem estar ou o que fazer.

Os cantos de atividades diversificados estão presentes na rotina do CMEI, nossas professoras criam diversas possibilidades, desde casinha, escritórios, pistas de carrinhos, Pizzaria, Lavanderia, Praia e até “baladinhas”. Tudo pensado com muito carinho para atender os pequenos.

 A organização do espaço com cantos de atividades diversificadas possibilita às crianças múltiplas e diferentes aprendizagens, como, atribuir significados sociais a diferentes objetos ao explorá-los no brincar e reconhecer os diferentes cantos de atividades diversificadas, organizados dentro ou fora de sua sala.

 O professor de educação infantil tem papel fundamental, propondo temas ou brincadeiras, considerando o contexto cultural das crianças e das famílias. O ambiente deve ser organizado de forma segura e acolhedora, servindo de referência às crianças. Essa proposta ajuda as crianças a diversificarem os papéis nas situações de brincadeiras de faz de conta, podendo participar da brincadeira, sem interferir na imaginação e na fantasia expressadas por elas.

Autor: Miguel Arraes, CMEI | Fonte: Equipe CMEI