Quem botou esse ovo?

    Publicado por:  Rosi Mari Ribeiro Guimarães

Brincando no espaço externo do CMEI, as crianças do PRÉ II A, avistaram um ovo na grama, isso causou grande alvoroço entre elas, que logo demonstraram interesse em descobrir de quem era o ovo, e até um jacaré surgiu na história, afinal também botam ovos não é mesmo? Porém descartamos esta hipótese, pois não existem jacarés habitando em nosso CMEI, logo, o ovo só poderia ser de alguma espécie de pássaro que sempre estão presentes em nosso parque.

Levamos o ovo para a sala de referência, era preciso decidir o que iriamos fazer com aquele pequenino ovo, muitas foram as hipóteses e questionamentos. Depois de muita conversa, a turma decidiu que faria novamente um ninho para colocar o ovo de devolver a sua mamãe pássaro, e para nossa surpresa percebemos uma pequena rachadura na casca do ovo, era o passarinho saindo. Tivemos que ser rápidos, as crianças saíram em busca de gravetos e folhas para acomodar o ovo e devolve-lo a árvore o quanto antes. Partimos em busca de um lugar seguro para poder deixar o ninho com o ovo, foi avistado um galho e em conjunto decidiram que ali seria o lugar ideal, bem à vista da mamãe pássaro, assim ela poderia encontrar o seu filhotinho.

A partir daquele dia, pesquisa passou a fazer parte do nosso cotidiano de brincadeiras no espaço externo, o parque passou a ser visto com outros olhos. Nas pesquisas e observações feitas pelas crianças, encontramos ninhos nas árvores, assim como a casinha do joão-de-barro. Atualmente dividimos o nosso parque com um lindo filhotinho de quero-quero, ele adora passear pelo gramado, o que deixa a mamãe quero-quero muito irritada, o que gera muitos questionamentos e curiosidades entre as crianças. Em uma tarde, a professora Lourdes ao chegar no estacionamento com deparou-se com o pequeno filhote perdido entre os carros, logo foi resgatado, e depois devolvido a sua família.  Sendo assim, seguimos observando de longe o crescimento do pequeno filhote e de outros pássaros que habitam em nosso parque, e quanto ao ovo que deixamos na árvore, acreditamos que sua mamãe pássaro o encontrou, e juntos vivem grandes aventuras entre um vôo e outro.

 

Autor: Mariana e Elaine | Fonte: CMEI São José Operário
00369393.jpg
2
1/16