QUEM AMA ABRAÇA

    Publicado por:  Adriana Mello Gaertner Fernandes

Violência doméstica e familiar

Uma vez detectado o impacto da violência doméstica e familiar no desenvolvimento da criança e no seu rendimento escolar, a proposta vem somar às transformações em curso, no sentido de tornar a escola um espaço e um instrumento de enfrentamento à violência para as crianças que se vêm expostas a ela no ambiente familiar. 

É sabido que crianças e adolescentes que vivem a violência, sobretudo a exercida contra a mulher podem sofrer sequelas físicas e psicológicas semelhantes às da própria vítima de agressão, desde ansiedade, sentimentos de culpa e depressão até outras relacionadas ao processo de desenvolvimento infantil, que se traduzem, segundo especialistas, em problemas tais como na fala, em dificuldades de aprendizagem e de concentração, bem como físicos como dores de cabeça, úlceras, etc. Além do que, reproduz e promove a cultura da violência.

A função social da escola é extremamente relevante pela possibilidade de que, ao disseminar valores através de sua atuação pedagógica, pode instrumentalizar crianças e jovens para o exercício real da cidadania. 

Quem Ama Abraça Fazendo Escola tem caráter educativo e preventivo no strictus e latus sensus como campanha que vem se firmando em novos modelos e conceitos para fazer juz à real inserção da mulher na sociedade. Como já diz o velho ditado, “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Nosso papel é o de “bater” com campanhas e “furar” o que se cristalizou socialmente nas mentes das pessoas há séculos e séculos: a mulher como ser inferior ao homem na hierarquia social. As mulheres são hoje importantes protagonistas na construção e desenvolvimento ativo da nova ordem social.

FONTE: http://www.quemamaabraca.org.br/2013/a-campanha/contexto/

Autor: Foz do Iguaçu, EM | Fonte: http://www.quemamaabraca.org.br/2013/a-campanha/co
00072220.jpg
QUEM AMA ABRAÇA
1/2