Em cada Kit Pedagógico preparado pelas profissionais da unidade, buscamos contemplar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento presentes na Base Nacional Comum Curricular e referendados no Currículo da Educação Infantil do Município de Curitiba. Também sempre lembramos com carinho das práticas cotidianas da nossa unidade e procuramos, com elas, estreitar o vínculo entre família e CMEI.
Os retornos que estamos tendo, por parte das famílias, comprovam, cada vez mais, que as interações e a brincadeira devem nortear todo o trabalho realizado na Educação Infantil.
Confira o vídeo!
"Cada criança é como é, única, especial, sensível, inteira.
Todas as crianças estão em permanente estado de transformação,
permeáveis que são ao mundo, aos outros, aos ambientes,
às palavras e expressões que absorvem,
aos estímulos que recebem ou à falta destes.
Cada criança é, como é.
E nosso desafio não é mudá-las,
mas conhecê-las e aceitá-las,
acolhê-las e propiciar situações
para que tenham vez e voz.
Dar-lhes espaços, tempos e respiros
para serem quem são."
Trecho retirado do livro "A vez e a voz das crianças - Escutas antropológicas e poéticas das infâncias" - pg: 92
Autor:
Josiane Gurak
|
Fonte:
CMEI Pedro Claiton Pelanda