Que nossos espaços de alimentação, entre quintais, sigam sendo de diálogos e diferentes experiências, de conexões!

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

Educação e alimentação são vida e, também, história e cultura! E desde muito pequenos, a alimentação nos conecta com nossa comunidade local e global, conectando - se com o outro e com nossa consciência, expandindo nosso olhar. (Marilia Dourado)

 

            O olhar que nos conecta às crianças e famílias em tempos de distanciamento social, indica rumos, esses olhares e caminhos contam das nossas escolhas, das relações e do respeito aos direitos da crianças e famílias, nos permite partilhar do significado de cuidar e educar indissociáveis na Ed. Infantil, que se traduz no respeito aos direitos.

            Assim preparar o ambiente, organizar as entregas de Kits de alimentação é parte importante do tom do reencontro com a nossa comunidade de forma respeitosa, junto da cultura alimentar, dos preceitos da alimentação saudável e dos jeitos de cada família há o encontro de culturas, políticas e patrimônio cultural.

            Cuidar e educar se faz no cotidiano, nos encontros e na busca criteriosa por cada uma das famílias bem como na continuidade da conversa, quando já em casa, as trocas, as experiências são compartilhadas entre adultos e crianças, as hortas de casa, o cheiros e temperos, as receitas e jeitos de organizar o momento de alimentação são elementos dessa relação, assim a entrega da alimentação que ocorre periodicamente, é parte desse processo!

Quais vivências e receitas circulam por aí? Quais aprendizagens sobre si e outro são disparadas? Que nossos espaços de alimentação, entre quintais, sigam sendo de diálogos e diferentes experiências, de conexões!

 

Autor: Patricia Celli da Silva Ribeiro | Fonte: CMEI Ciro Frare
00290432.jpg
Notícias
1/8