Para trabalhar segmentação de palavras a professora do quarto ano, Rosani Ferreira, desenvolveu uma atividade que fez os estudantes colocarem a mão na tesoura. Com folhas coloridas eles escreveram várias palavras e tiveram que recortá-las silabicamente e foram instruídos a trabalhar diversas possibilidades de separação silábica.
“O que eu poderia fazer se a linha do meu caderno acabasse bem naquela hora? Como realizar a separação silábica?” foi a provocação dada pela professora aos estudantes para que consigam realizar, corretamente, a separação silábica no momento da translineação.
Além da segmentação a ampliação vocabular foi estimulada pela professora. “Fizemos tudo oralmente primeiro e depois passamos para o prático, ao final registramos no caderno” afirma a professora. “Foi bem legal, a gente recortou as palavras e a gente pode tentar várias separações diferentes com cada palavras. Depois colamos tudo no caderno” afirma a estudante Julia Wonsbeck Pontes.
Autor:
Gustavo L. de S. Prestini
|
Fonte:
Pilarzinho, EM