Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Quarto ano trabalha a segmentação de palavras com papel e tesoura

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

     Para trabalhar segmentação de palavras a professora do quarto ano, Rosani Ferreira, desenvolveu uma atividade que fez os estudantes colocarem a mão na tesoura. Com folhas coloridas eles escreveram várias palavras e tiveram que recortá-las silabicamente e foram instruídos a trabalhar diversas possibilidades de separação silábica.

     “O que eu poderia fazer se a linha do meu caderno acabasse bem naquela hora? Como realizar a separação silábica?” foi a provocação dada pela professora aos estudantes para que consigam realizar, corretamente, a separação silábica no momento da translineação.

     Além da segmentação a ampliação vocabular foi estimulada pela professora. “Fizemos tudo oralmente primeiro e depois passamos para o prático, ao final registramos no caderno” afirma a professora. “Foi bem legal, a gente recortou as palavras e a gente pode tentar várias separações diferentes com cada palavras. Depois colamos tudo no caderno” afirma a estudante Julia Wonsbeck Pontes.

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM