Quarta edição do Jornal Empep

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

   No começo deste mês de agosto pudemos publicar a quarta edição do Jornal Empep, que cada vez mais caminha para ser um veículo educomunicador. Com uma exemplar participação dos professores, este quarto número conta com textos criticos a cerca de importantes temas como as manifestações nas ruas ocorridas no primeiro semestre deste ano. Conta, também, com a participação de redatores externos - do Grupo Positivo e do Comunidade Escola.  E a importante participação dos alunos, que a cada edição mandam mais redações, com forte tedência aos gêneros literarios, mostrando que um bom texto não tem idade para ser feito. Ficamos felizes que cada vez mais estamos conseguindo construir um ambiente em que todos os professores, gestores, funcionários, demais profissionais da educação, alunos e pessoas de nossa comunidade possam participar do jornal de forma ativa, deixando a posição de meros receptores midiáticos e passem a ser portadores de meios de expressão.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO PDF DO JORNAL. 

Redação: Gustavo Prestini (Editor-chefe)

 

Segue abaixo a reprodução do Editorial feito pela professora de Portugês  e editora Luciane Heleno.

 
   Existe ou existiu uma escola em que o livro didático  foi proibido? O que vocês acham, caros leitores? A resposta é sim. Ficaram com vontade de saber que escola  é esta? Então não deixem de ler, no Perfil (páginas 8,9 e 10), a entrevista concedida ao Jornal Empep pela professora Sueli Maria Alieve. Ela vai nos contar esta e outras atitudes ousadas que tomou, junto com seus colegas, para tornar a escola mais dinâmica, significativa e democrática.
   Embora nem todos reconheçam, a escola tem um papel muito importante em nossa vida. Passamos grande parte de nosso tempo dentro dela e levamos esta experiência conosco pela vida afora. Portanto, quanto mais positivo for nosso período escolar, melhor. O Profissionais da Escola é um novo setor do jornal criado para divulgar o trabalho dos diversos profissionais que atuam em nossa escola e buscam fazer dela um lugar de aprendizado em todos os sentidos. Nesta edição, serão abordados o dia-a-dia da diretora e das merendeiras. 
   Profissionais comprometidos é o que não falta aqui na Escola Erasmo Pilotto. E o jornal dá uma mostra disso com textos nstrutivos e temáticos das professoras Aline Golin (Inglês), Vaine Agostini (Matemática) e Joseli Bezerra (Artes).
Se passar muito tempo dentro da escola é bom para aprendermos bastante, sair da escola em excursão a museus, teatros e similares, acompanhados dos professores, é ainda melhor. Aqui na nossa escola, os meses de maio e junho foram ricos em experiências desta natureza. E para saber sobre elas, leia os textos das páginas 14, 18, 19 e 20. 
   Aqui aprendemos, mas também nos divertimos. E quem é aluno do Anderson Evaristo sabe disso muito bem. O professor Anderson é um contador de causos de primeira categoria. Sabendo disso, e tendo presenciado estas contações em mais de uma oportunidade, convidei-o a colocar suas histórias “no papel” e publicá-las no Jornal Empep. Não é justo que só seus alunos tenham acesso a estas pérolas. Ele topou, felizmente, e de quebra fez um desenho para ilustrar. Convido-os a visitar as páginas 23 e 24, e dar boas risadas. 
   Agora, se vocês buscam uma história romântica ou uma reflexão sobre a vida, não deixem de ler o conto Paixões Secretas, o poema O meu dia e o artigo Existe razão nas coisas feitas pelo coração? (páginas 25 e 26). Textos de alunas e de um ex-aluno que têm o que dizer

 

Autor: Prof. Erasmo Pilotto, EM | Fonte: Erasmo Pilotto
00015645.jpg
Jornal Empep - Ed. 004
1/1