Você sabe me dizer quantos metros tem o espaço em que você se encontrar agora? Difícil calcular né? A professora do 5º ano, Thalita Gambeta, vem desenvolvendo com seus alunos a ideia de estimar medidas e pesos.
As crianças estão realizando uma série de atividades pautadas na sequência didática do trimestre que tem como tema, Jogos Panamericanos. Foram questionadas pela professora: Como são compradas as gramas para cobrir um campo de futebol? Os estudantes deram vários palpites, até que foi esclarecido à turma que os blocos de grama que compõe as quadras são vendidos por metro quadrado.
Na continuidade do encaminhamento a professora dividiu a turma em grupos e disponibilizou diferentes instrumentos de medida para que o metro quadrado fosse construido (régua, fita métrica, trena, jornal). Com base neste parâmetro de medida os alunos estimaram a metragem da quadra da escola e da sala de aula. Depois foram até estes espaços e verificaram qual das hipóteses designadas por eles se aproximava mais do valor real. Colocando a “mão na massa” a matemática fica mais simples!
Autor:
Anísio Teixeira, EM
|
Fonte:
Marilia Costa Jordão