Quando 14 bis deixa de ser apenas chocolate! Ampliando saberes no aeroclube...

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

             No dia 25 de setembro, as crianças do Pré Unico foram contempladas pelo Programa Linhas do conhecimento para conhecer no Aeroclube do Paraná, no Bairro Bacacheri. Ao todo, foram 25 crianças e suas professoras, acompanhadas da equipe da direção do CMEI.

               Já ao chegar ao CMEI era possível notar a empolgação e ansiedade das crianças.

              Anteriormente a visita, as crianças conversaram sobre o elemento natural vento, levantando hipóteses do que voa ou não voa com o vento. Fizeram também uma entrevista filmada a um piloto da aviação comerial, que respondeu todas as dúvidas das crianças, como: O avião fura o céu? Precisa de voltante e rodinha pra dirigir o avião? Pra que serve a asa do avião? Como o avião voa?

             No ônibus as crianças perguntavam sem parar se já estavam chegando e cantavam alegres cantigas. No desembarque do ônibus? barulho de motor e avião decolando no céu levantou muitos suspiros e “oooohhhhh” das crianças. Teve até criança aplaudindo!

           Adriane, responsável pelo Programa Linhas do NRE-PN, conduziu as crianças e professoras ao salão principal do Aeroclube. Rapidamente as crianças reconheceram numa pintura o 14 Bis e o “ Santo do avião”, referindo-se ao Santos Dumont. Viram a réplica do Demosele e um motor de avião.

              Em pequenos grupos de 4, as crianças foram conduzidas ao pátio dos aviões, onde puderam entrar num avião de pequeno porte, o Piper Cherokee, usado para pilotos em instrução no Aeroclube do Paraná.

               A equipe do Aeroclube foi muito receptiva e simpática com as crianças, respondendo todas as perguntas dos nosso pequenos.

             Ao entrar dentro do avião, puderam manusear o manche (ou volante, como eles chamam) e viram que ao movimentá-lo, a asa e a cauda se movem. Algumas das perguntas das crianças: Pra que serve esse reloginho? Como liga o avião? Como faz o avião parar? Precisa usar cinto de segurança? Avião tem buzina? O instrutor foi respondendo as perguntas e todas as crianças foram entrando na sua vez para “pilotar” o avião.

            As crianças viram mais alguns aviões pousando e decolando e aproveitaram o espaço para fazer um delicioso piquenique na churrasqueira do local. Voltaram para o CMEI cheios de encantamento, diversão e muito aprendizado.

            Com certeza, uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento de nosso pequenos! Um agradecimento especial as professoras Miriam e Amanda que repertoriando as crianças, deixaram a visita muito mais significativa.

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Professora Miriam
00187757.jpg
1537931092659.jpg
1/8