Qual é o sentido da Educação Infantil na vida de nossas crianças?

    Publicado por:  Carla Hoffmann Dias

Esta etapa da vida, vai além dos conteúdos escolares, de fórmulas, registros e aprendizados formais. É na Educação Infantil que a criança descobre o mundo, dá sentido às suas vivências e descobertas, cria hipóteses, testa, pensa, muda, transforma, brinca, interage, ri, chora, grita, experimenta e, o mais importante, é feliz.

Viver novas experiências e descobrir o prazer e a alegria nas coisas simples da vida, usufruindo de cada minuto de forma intensa, é nosso maior objetivo.

Estamos chegando ao final de mais um ano letivo, faltam poucos dias para as férias, mas certamente ele não acaba aqui, pois cada criança levará consigo um pouquinho de cada espaço, de cada criança, de cada professora, de cada momento vivido, ficando com um gostinho de quero mais. E que esta infância se estenda até a vida adulta, pois precisamos olhar mais o mundo com olhos de criança. Quem sabe assim, como elas, conseguiremos fazer pausas em nossas vidas para apreciar a chuva que cai, a brisa no rosto e o colorido das borboletas.

 

“É experiência aquilo que nos passa, ou que nos toca, ou que nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos transforma. Somente o sujeito da experiência está, portanto, aberto à sua própria transformação.”  (Larossa Bondia)

 

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: Pedagoga Carla
00199333.jpg
Sentido da Educação Infantil
1/44