As inúmeras vivências na Educação Infantil, encantam.
Como são prazerosas...
Vivências, explorações e descobertas são escutas afetivas e atentas.
Ah, como é importante a escuta, o olhar do educador visando o explorar, o conhecer, o experimentar, o sentir, o cheirar, o brincar...
Então, questionamos: Por que não levar a praia e o fundo do mar com seus mistérios a serem desvendados para dentro do CMEI?
Provocações, surpresas e descobertas! Tudo isso numa só proposta!
Num dia qualquer, num momento de conversa começamos a falar sobre o calor, sobre férias e passeios.
Sophie comentou:
- Prof, eu, meu irmão e meus pais fomos para a praia!
Vitor Gabriel falou:
- Professora, já sentiu o cheiro do mar? O mar tem cheiro!
Após muito diálogo sobre a praia e mar, a turma do Pré Único grupo Híbrido A, juntamente com as professoras Anelise Harder Machado e Simone Nogueira de Lima decidiu passear na praia e também dar um mergulho no fundo do mar para conhecer as espécies de peixes e plantas existentes por lá.
Nessa proposta através do faz de conta, as crianças protagonizaram as brincadeiras na praia com seus baldinhos, pazinhas, conchinhas do mar, areia e ao fundo, puderam ouvir o barulho das ondas do mar e das gaivotas e visualizar várias espécies de seres marinhos. Durante esse momento, Enzo comentou:
-Prof, com esse vídeo das ondas do mar e peixinhos, me deu uma vontade enorme de ir para a praia surfar! Faz um tempão que eu não vou à praia!
Instigar a imaginação vai muito além, é um convite intencional.
Para as crianças, tudo o que existe é o novo a ser explorado: tudo provoca surpresas, encantamento.
A curiosidade desperta o cérebro para mais aprendizagens, prepara-o para coisas novas, pois as crianças investigam, exploram, e tudo começa a fazer sentido num cenário que acolhe, convida, potencializa. Já que aguça essa curiosidade cabe aos professores transformar em aprendizagens através de um leque de possibilidades.
Autor:
Simone Nogueira de Lima
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Fonte:
Pré único - Professoras Anelise e Simone