Qual é a cor da cor da pele?

    Publicado por:  Cristiane Martins

Todas as pessoas já devem em algum momento ter ouvido uma criança, ou mesmo um adulto dizendo que vai colorir usando o lápis "cor da pele". E é uma tarefa complicada explicar para uma criança que já tem esse conceito assimilado, que o lápis cor da pele, talvez represente a cor de apenas um tom de pele, ou na verdade nem seja realmente cor de pele mesmo.

Observando essa tendência das crianças, a professora Ana Paula realizou essa pergunta aos seus alunos do 1º ano A, e os desafiou a descobrir qual era realmente a cor da cor da sua pele. Esse projeto foi desenvolvido durante os meses de outubro e novembro, especialmente para a Mostra Cultural 2015, do CEI Professor José Wanderley Dias.

Desde o inicio os estudantes demonstraram muito interesse e curiosidade sobre o assunto, pois perceberam que não havia uma única resposta para a pergunta, que ficou também escolhida como título do projeto: Qual é a cor da cor da pele?

Os alunos puderam, ao longo desses dois meses, investigar a variedade de tons e cores observadas na pele humana, bem como os fatores que determinam a cor  da pele da gente, e ainda, os cuidados que devemos ter com a pele, independentemente da sua cor.

O auge do projeto foi quando cada criança pode procurar o tom mais  próximo da sua pele por meio da mistura de diferentes cores de tinta e com isso, produzir seu próprio retrato.

Foi um projeto muito enriquecedor que incentivou os alunos a olharem e perceberem as caracteristicas de seu próprio corpo, e a diferença e variedade de tons de pele existentes. 

Parabéns à professora Ana Paula que teve a sensibilidade e o carinho que trabalhar um tema tão relevante como esse!!!

 

 

Autor: CEI Prof. José Wanderley Dias, EM | Fonte: Professora Ana Paula
00093160.jpg
pele
1/44