Punhobol

    Publicado por:  Myrla Chela Magalhães de Oliveira Ishi

Punhobol

O Punhobol (faustball, em alemão, ou fistball, em inglês), é um esporte coletivo semelhante ao voleibol. É seu precursor, com a diferença de ser jogado em um campo de grama que mede 50 m x 20m, com cinco jogadores de cada lado, podendo também ser muito maior do que uma quadra de vôlei. O campo é dividido ao meio por dois postes, onde é esticado um cabo ou rede, que varia de 3 a 7 centímetros de largura, a uma altura de dois metros (adulto masculino) ou 1,90 metro (adulto feminino). Todas as jogadas são efetuadas com o punho fechado e as defesas são feitas com o antebraço. Informações retiradas do site da Confederação Brasileira de Desportos Terrestre.

Apesar do Punhobol não ser muito conhecido, Curitiba conta com dois clubes. A professora de Educação Física, Bruna Bardini dos Santos, que atuou no esporte por 12 anos, está oportunizando o aprendizado de Punhobol, no contraturno, para os alunos do 4º ao 9º ano da E. M. Professor Herley Mehl. Durante as atividades a professora iniciou com um aquecimento, depois realizaram mini jogos e ao final os estudantes puderam jogar compondo times. Durante a Oficina os alunos além de realizarem uma atividade física, podem conhecer esse esporte e praticar o flair play, filosofia adotada em desporto que prima pela conduta ética nos esportes.

A Oficina de Punhobol acontece na quarta-feira das das 13h20min às 15h10min, para os alunos do 6º ao 9º ano e na sexta-feira das 8h20 às 10h, para os alunos do 4º e 5º ano.

Autor: Prof. Herley Mehl, EM | Fonte: Carol Adriane da Silva
00233631.jpg
Oficina de Punhobol
1/3