PROVA CURITIBA no Núcleo Regional do Pinheirinho
A avaliação institucional não é uma atividade neutra ou simplesmente técnica. Ao contrário, é um processo permeado por práticas que expressam as concepções pedagógicas dos profissionais que a desenvolvem e como compreendem o significado da avaliação enquanto instrumento para o planejamento de ações que visam o direito à aprendizagem dos estudantes(Curitiba,SME,2018). E foi neste sentido que o Departamento de Ensino Fundamental da SME, desenvolveu a PROVA CURITIBA. Realizada nos dias 24, 25 e 27 deste mês com os estudantes dos 2º,4º,6º e 8º anos das Escolas Municipais. As provas contemplaram conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, conteúdos dispostos no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. As ações de elaboração e aplicação da prova fazem parte de um diagnóstico da RME que servirá para balizar futuras discussões sobre as reais necessidades das Instituições de Ensino do Município.
Nas escolas da Regional Pinheirinho, 3.342 estudantes de 113 turmas realizaram as provas de forma tranquila e comprometida, pois todos os estudantes estavam cientes do processo. O trabalho de esclarecimento realizado previamente pelas equipes das unidades, buscou manter nestes três dias de aplicação da Prova Curitiba, o clima pedagógico diário que ocorre no cotidiano da instituição. A equipe pedagógica do Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho esteve presente em todas as unidades, no intuito de acompanhar a avaliação e auxiliar as equipes gestoras, caso fosse necessário. O próximo passo agora é a tabulação destes resultados para a elaboração do diagnóstico pedagógico que visa sempre, a educação de qualidade pela qual a SME sempre trabalha.
Nossos agradecimentos aos profissionais das Unidades Educacionais que se mostraram parceiros neste processo e aos nossos estudantes que fizeram as provas com muita seriedade.
Autor:
NRE Pinheirinho
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Fonte:
NREPN