QUANDO ADULTOS PLANEJAM E JUNTO COM AS CRIANÇAS ORGANIZAM UM ESPAÇO, ELE TORNA-SE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. APRENDIZAGENS ESTAS QUE DESENVOLVEM A CRIAÇÃO E VIVÊNCIA DE DIFERENTES PAPÉIS E MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS BRINCANTES. SEM CONTAR QUE ESTE AMBIENTE FACILITA O ESTREITAMENTO DE RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS DE DIFERENTES IDADES, ASSIM AS CRIANÇAS REALIZAM TROCAS ENTRE SI DESTAS DIFERENTES EXPERIÊNCIAS INTERAGINDO NESTES AMBIENTES COM CRIANÇAS E ADULTOS.
AS PROPOSTAS PODEM SER INÚMERAS, BASTA CONTAR COM A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS E A PARCERIA PARA A ARRECADAÇÃO DE MATERIAIS, PARCERIA ESTA ENTRE CMEI E FAMÍLIA.
DELIMITAR O ESPAÇO É IMPORTANTE PARA QUE CADA UM OFEREÇA UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE, MAS SERÃO AS CRIANÇAS QUE DARÃO O TOM DA BRINCADEIRA, E LOGO OS VÁRIOS ESPAÇOS SE CONJUGAM. A COZINHA GANHA MUITAS COMPRAS DO MERCADO, E REMÉDIOS RECEITADOS PELO MÉDICO. E COMO NÃO SE SENTIR CONFORTÁVEL SE DE REPENTE PODE-SE TOMAR UM CAFEZINHO NO ESCRITÓRIO, DA GARRAFA DE CAFÉ QUE GENTILMENTE ALGUEM ACABOU DE PREPARAR NA COZINHA. O CABELEREIRO EMPRESTA SHAMPOO AO MERCADO, E MESMO DOENTE HÁ NECESSIDADE DE SE PENTEAR COM UMA ESCOVA QUE A CABELEREIRA ESQUECEU APÓS UMA CONSULTA, O GOSTOSO DESTE FAZ DE CONTA É BRINCAR LIVREMENTE E VIVENCIAR ESTAS DIFERENTES DESCOBERTAS.
Autor:
Jardim Esmeralda, CMEI
|
Fonte:
PEDAGOGA JOSIANE NALIN PINE